Cultura

Mar de versos

Nova tradução de "Odisseia", um dos maiores clássicos da humanidade, guia-se pela musicalidade de seu poema épico

Mar de versos

img.jpg
FUNDADOR
Homero (abaixo) narra as aventuras de Odisseu (amarrado), que foi tentado pelas sereias
 

g.jpg

É sempre saudado com superlativos o aparecimento de uma nova tradução das obras do escritor grego Homero, criador há cerca de três mil anos das primeiras narrativas da literatura ocidental. Cada uma dessas versões representa uma tentativa de transpor para o nosso idioma a beleza e as invenções do original e isso acontece agora com “Odisseia” (34 Letras), poema épico que relata o regresso do guerreiro Odisseu (Ulisses, na mitologia romana) para a sua terra natal, após tomar a cidade de Troia. A nobre tarefa coube ao professor de literatura grega da Unicamp Trajano Vieira, que passou um ano às voltas com o turbilhão de 12 mil versos de difícil leitura – mas de uma musicalidade à prova do tempo.

Trata-se da terceira tradução do livro para o português, feita diretamente do grego. A diferença fundamental dessa nova versão para as outras está, segundo Vieira, no cuidado com os aspectos formais de Homero e no uso que ele fez dos jogos de palavras e da repetição de advérbios. “Transpor aspectos formais de um texto tão complexo é um desafio constante. Procurei imaginar construções paralelas, fugindo da reprodução mecânica”, diz Vieira, que se guiou pelo ritmo do poema. “A própria musicalidade das palavras apresenta soluções possíveis”, afirma.

Tal inventividade prenunciou a complexa estrutura de obras literárias posteriores, como “Os Lusíadas” (século XVI), de Luís Vaz de Camões, ou, mais recentemente, “Ulisses”, de James Joyce. Esses livros influenciados por “Odisseia” também serviram de inspiração a Vieira: “ ‘O Aleph’, de Jorge Luis Borges; ‘Cantares’, de Ezra Pound; e até Kafka remetem a Homero. Sua leitura acaba se constituindo num emaranhado de textos em razão do número de obras importantes que inspirou e de que nos lembramos ao estudá-lo”, diz.

g2.jpg 

 

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Pandemia adia cirurgia e saúde de Schumacher piora
+ Telescópio Hubble é homenageado em moeda de ouro de 1 dólar
+ Tratamento desenvolvido no Brasil livra paciente do vírus HIV
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior