Prevenção na mira
Em novembro serão vendidas camisetas comemorativas dos dez anos da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que arrecada fundos para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Durante esse período, a ajuda chegou a R$ 40 milhões. Para celebrar a data, o estilista Ralph Lauren desenhou uma t-shirt, que tem modelo exclusivo para os brasileiros (vestido pela atriz Daniela Escobar). O câncer de mama é motivo de outra ação preventiva, a Esperança e Vida, do laboratório AstraZeneca. Nesta semana, ele oferece palestras e 50 mamografias no hospital paulista Pérola Byington (11-3242-3433). E para os homens também há alertas. Na segunda-feira 24 começa na tevê a campanha nacional de combate ao câncer de próstata, da Sociedade Brasileira de Urologia. É estrelada por Tony Ramos. Mais informações sobre a doença no site da entidade: www.sbu.org.br.

Embrião preservado
Estudo divulgado pela revista Nature mostrou que cientistas americanos conseguiram obter células-tronco sem danificar o embrião de onde essas estruturas (capazes de se transformar em qualquer tecido) foram retiradas. O experimento se deu em camundongos. Se a eficácia da técnica for confirmada, resolve-se uma das polêmicas do tema, já que o embrião foi preservado. Na semana passada, foi anunciada mais uma novidade nesse campo. A Coréia do Sul informou que em novembro entrará em funcionamento um banco de células-tronco embrionárias humanas, o primeiro do gênero no mundo.
 
 
Sonhos em discussão
A psicanalista americana Sukie Miller, autora do livro Depois da vida, ministra palestra na segunda-feira 24 batizada de Sonhos na nossa vida cotidiana. Entre os dias 28 e 30 deste mês, ela comandará o workshop Sonhos, portal de acesso à alma. Os eventos, que ocorrem na capital paulista, são organizados pela Associação Gaia Re Vida, que atua nas áreas de educação, cultura e saúde. Inscrições pelo e-mail inigaia@uol.com.br.
 
 
Vasectomia

Tenho 32 anos e meu maior sonho é ser mãe. Quando comecei a namorar o Leonardo, hoje com 44 anos, fazia uma semana que ele tinha feito vasectomia. Achava que seria fácil fazer a reversão. Quando já tínhamos três anos de casados, o Leonardo fez o procedimento, o que nos deixou com uma dívida enorme. Ela não deu certo. Sou feliz com meu marido, mas sinto falta de ter um filho.
Silvelena Baltazar
São José da Barra (MG)

A reversão cirúrgica do quadro de azoospermia (ausência de espermatozóides
no ejaculado) por vasectomia tem bons resultados. Mas quanto maior o tempo
de vasectomia, menor a probabilidade de sucesso. Geralmente, os procedimentos feitos há até oito anos apresentam reversão satisfatória. No caso de vocês, o próximo passo é pedir para o Leonardo uma avaliação hormonal no sangue (FSH) para saber se a função testicular está preservada. Se estiver ok, deve ser realizada a aspiração de espermatozóides vivos (por meio de uma técnica específica ou por biópsia). Eles serão usados para fecundar os óvulos pelo tratamento conhecido como ICSI. A taxa de sucesso varia de serviço para serviço. O ICSI custa em torno de R$ 7 mil, sem considerar as drogas para estimular os ovários. Em Minas Gerais, o Hospital das Clínicas atende pessoas carentes, porém esse remédio é responsabilidade dos pacientes.

Bruno Scheffer, diretor clínico do Ibrra – Instituto
Brasileiro de Reprodução Assistida (MG)