Brasil

FAX BRASÍLIA

A guerra no Palácio

A guerra no Palácio
Nem é preciso dizer o quanto o ministro da Saúde, José Serra, está tiririca com o governador do Ceará, Tasso Jereissati, que acusou o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, de atuar no Palácio do Planalto como um plantador de notinhas contra ele na imprensa. Os aliados de Serra dizem que a verdadeira fábrica de notinhas é dos aliados pefelistas do governador tucano. Aliados dentro do Palácio, diga-se de passagem. Vem chumbo grosso aí contra Antônio Lavareda, antigo mago das pesquisas governistas – agora trabalhando para a governadora do Maranhão, Roseana Sarney –, e seu amigo Antônio Martins, responsável pelo programa de rádio A palavra do presidente, que também está na campanha de Roseana. Os serristas atribuem aos dois uma nova onda na imprensa, às vésperas do lançamento da candidatura do ministro: a de que o candidato tucano da preferência de Fernando Henrique Cardoso é o presidente da Câmara, Aécio Neves. Dado revelador: Lavareda já tratou de incluir o nome de Aécio como candidato em sua próxima pesquisa presidencial.

A volta do velho senhor

Na terça-feira 22, o ex-governador do Rio Leonel Brizola comemorará 80 anos. O PDT está programando uma grande festança na qual haverá um pungente apelo para que ele se lance candidato a presidente da República. Dizem as boas e as más línguas do partido que estaria tudo acertado para, docemente constrangido, Brizola acolher o pedido.

O troco de FHC

Indicado por Tasso Jereissati, Byron Queiroz anda com a cabeça a prêmio no comando do BNB. No Ceará, tudo o que se diz é que a vingança de FHC contra Tasso será terrível: convencerá o PMDB a encampar a candidatura do senador Sérgio Machado para governador, com a garantia de derrame de verbas federais.

FHC: "Posso ser candidato"
O deputado João Caldas (PL-AL) garante que ouviu da boca do próprio presidente no vôo entre Alagoas e Brasília, após FHC ser abraçado pelo povo no lançamento da bolsa-alimentação. “Eu posso ser candidato à Presidência. Há uma interpretação jurídica segundo a qual basta eu renunciar. Posso ser candidato novamente. E mais: Eu ganho”, teria dito FHC. Caldas disse que também ouviram a mesma declaração o senador Teotônio Vilela, o deputado Helenildo Ribeiro e os ministros José Serra e Roberto Brandt.

A vingaça de Tasso
Fiel escudeiro de Tasso Jereissati, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) já mandou avisar à tucanada: vai votar contra o projeto de criação da figura de senador vitalício, em tramitação no Congresso por proposta do PTB. O cargo, destinado aos ex-presidentes, está sendo gestado sob encomenda para FHC.

Rápidas

Até quinta-feira 10, o Siafi estava inacessível. Congestionamento causado na rede pelo excesso de liberação de verbas do Orçamento da União de 2001 nos últimos dias.

Em recente encontro com o ministro Pedro Malan, o ex-governador do DF Cristóvam Buarque revelou: defenderá no PT que João Sayad seja ministro da Fazenda de Lula.

Encrenca na Bahia: ACM decidiu não lançar Paulo Souto como candidato a governador. Para surpresa geral, o escolhido pode ser o prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy.

O PSB escolheu Rosinha, a primeira-dama do Rio de Janeiro, como candidata a governadora para ela guardar a vaga para o marido. No caso de Garotinho desistir da Presidência.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel