Cuidado com o piercing!

Um estudo feito entre 227 jovens americanos que usam piercing revelou que 17% deles já tiveram problemas por causa da colocação do enfeite. Entre as principais complicações estavam as infecções e os sangramentos nos locais onde o piercing foi fixado. Muitas vezes, essas consequências ocorrem por causa da falta de cuidados necessários após a colocação do acessório, como a limpeza correta do local.

Depois da praia

Novos produtos prometem ajudar a recuperar a suavidade da pele e a diminuir o desconforto causado pelo excesso de sol. Eles fazem parte da linha Natura Fotoequilíbrio. Um deles, além de hidratar, também é repelente. Outro refresca e pode ser usado durante o banho de sol. E há as tiras hidratantes de efeito gelado. Parecidas com adesivos, elas aliviam a sensação de calor na pele e podem ser colocadas na testa e nos ombros, entre outros locais.

Tai chi chuan para a mente

O Hospital São Paulo, na Capital paulista, incluiu o tai chi chuan no tratamento de pacientes com transtornos mentais. Os especialistas acreditam que os movimentos suaves, lentos e pausados do método contribuem para melhorar as capacidades físicas e mentais dos doentes. Além disso, a técnica também ajuda a diminuir a ansiedade dessas pessoas.

Bê-á-bá da gravidez

Quem acabou de saber que terá um filho ganhou mais uma fonte onde se informar sobre a gestação. É o livro Bebê a bordo, do ginecologista e obstetra Flávio Oliveira. Na obra, o médico fala dos mitos envolvendo a gravidez, como os desejos inusitados, e sobre o relacionamento sexual do casal durante o período, entre outros assuntos.

Creatina

Tenho 50 anos e tomo creatina pura. Posso ter algum problema de saúde?
Jaime Barreiro, por e-mail

A creatina é um suplemento alimentar que dá energia extra para quem pratica exercícios físicos e ajuda a ganhar músculos. Mas para ser usada com segurança é preciso obedecer a alguns critérios. O primeiro deles é ser utilizada por pessoas que não tenham problemas de saúde, como diabete ou doenças cardíacas. Além disso, é necessário respeitar a dose indicada pelo médico e fazer um intervalo de um mês a cada três meses de uso consecutivo.
Turibio Barros, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo

Sexo

Aparentemente não há nada atrapalhando minha relação com minha namorada. Mas minha falta de desejo me assusta. O que está acontecendo?
G.L., por e-mail

É essencial que você procure um médico para verificar suas taxas hormonais e a saúde em geral. Depois, vale considerar o momento atual de sua vida. Situações de tensão e stress afetam o desejo. Se nenhum desses aspectos for a causa de sua dificuldade, vale a pena verificar se a interação entre vocês dois realmente existe. Considere o interesse e o desejo de ambos estarem juntos e desfrutar todos os aspectos dessa relação, lembrando que o sexo é apenas uma de suas faces. Você pode procurar a ajuda de um psicólogo, de preferência especializado em terapia de casais e/ou sexualidade, que poderá ajudá-lo nessa busca, contando com o auxílio de sua namorada.
Rosane Thiel, psicóloga de Campinas