Quatorze cavalos usados em passeios turísticos em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, foram recolhidos para sacrifício por terem contraído a AIE (Anemia Infecciosa Equina). As informações são do UOL.

A eutanásia dos animais é realizada para que se evite a transmissão da doença a outros equinos. De acordo com a Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará), 69 animais tiveram sangue coletado para testes, e 16 amostram deram positivo para AIE.

Ainda de acordo com o UOL, duas eutanásias estão pendentes porque os proprietários não entregaram os animais. A agência informou que os tutores foram notificados e será feita uma nova visita de fiscais e agentes para recolhimento dos animais.

As eutanásias dos cavalos são realizadas por método de anestesia geral, conforme a legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. A Adagri ainda informou que, entre os dias 19 e 22 de novembro, outros dois animais testaram positivo para AIE e também foram sacrificados.

Os 16 casos mais recentes foram identificados justamente porque, devido a essa ação, foi realizada uma reunião com todos os donos de cavalos da região, e foi informado que dentro do processo de contenção de de foco da doença era obrigatório o saneamento da propriedade.

Ainda conforme o UOL, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara não se manifestou sobre o caso.