joseph.jpg 

 O congresso da Fifa rejeitou nesta quarta-feira (1º) a proposta da Federação Inglesa (FA) de adiar a eleição presidencial, que tem o suíço Joseph Blatter como candidato único em busca do quarto mandato, em consequência dos escândalos dos últimos dias na entidade.

A proposta britânica foi rejeitada por 172 votos contrários ao adiamento e 17 favoráveis. O presidente da FA, David Bernstein, pedira o adiamento para dar mais credibilidade ao processo e permitir a candidatura de um dirigente comprometido com a reforma da entidade.
 
Desinformados?
 
Um fato curioso ocorreu nesta quarta durante o congresso da Fifa, que acontece na cidade de Zurique. Convidados para testar o novo sistema de votação, os delegados das confederações erraram perguntas básicas. Questionados se a Espanha havia ganho o Mundial da África do Sul, por exemplo, os votantes não apresentaram um resultado unânime.
 
Os delegados tinham que provar o sistema de três teclas (sim, não ou abstenção) e o resultado para uma pergunta tão simples para pessoas ligadas ao futebol foi que 184 membros disseram que sim, que a Espanha tinha vencido a Copa do Mundo 2010, enquanto que sete apertaram a tecla "não".
 
A Espanha ganhou seu primeiro Mundial em 11 de julho do ano passado, ao derrotar a Holanda por 1×0 na final em Johannesburgo, com um gol de Andrés Iniesta na prorrogação.
 
A dúvida agora é saber se os sete membros que disseram que a Espanha não ganhou a competição não conheciam mesmo a resposta correta, se quiseram brincar com a votação ou se equivocaram de tecla nos 15 segundos estipulados para a votação.
 
Outra resposta inusitada foi para a pergunta a respeito de em que cidade ocorria o congresso da Fifa, se em Zurique ou em Budapeste. Um total de 143 delegados disseram a resposta correta, enquanto 45 responderam que o evento acontecia na capital da Hungria.