Cerca de 139 passageiros e tripulantes do MS Queen Victoria, da companhia Cunard Cruise Line, relataram problemas gastrointestinais durante a viagem da embarcação, que está em curso desde o dia 22 de janeiro, tendo partido da Flórida. As informações foram divulgadas pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças – em tradução) dos Estados Unidos durante a quinta-feira, 1º. É esperado que a navegação chegue ao destino no dia 12 deste mês.

+ Navio mercante é atingido por míssil na costa do Iêmen

+ Maior navio de cruzeiro do mundo zarpa no Mar do Caribe

De acordo com o CDC, foram reportados 123 passageiros e 16 tripulantes com vômitos e diarreia. Os casos representam o número registrado em toda a viagem e não os que estão ativos no momento ou em qualquer porto de escala e desembarque. O órgão estadunidense afirmou que as causas para os problemas gastrointestinais ainda permanecem desconhecidas.

Ao total, o CDC afirma que estão presentes 2,7 mil pessoas na embarcação de 293 metros, cuja viagem pretende terminar em Honolulu, no Havaí, segundo o planejamento da companhia responsável pelo navio. A Cunard Cruise Line isolou os passageiros e tripulantes afetados e intensificou o procedimento de limpeza e desinfecção de acordo com o plano de prevenção a casos desse tipo.

O VSP (Programa de Saneamento de Embarcação) do CDC monitora a situação remotamente, incluindo a resposta do navio aos casos de problemas gastrointestinais.