000_Was3952302.jpg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu início nesta terça-feira (24) a uma visita de Estado de três dias à Inglaterra, cujo objetivo é reforçar a "relação especial" entre os dois países, com um encontro cheio de glamour: ele e a primeira-dama, Michelle, foram recebidos no palácio de Buckingham pelos príncipes William e Kate.

Os Obama foram recepcionados com toda a pompa e circunstância no palácio real, onde ficarão hospedados até quinta-feira na suntuosa Suíte Belga, a mesma na qual William e Kate passaram sua noite de núpcias. O jovem casal real, que acaba de retornar de sua lua-de-mel nas ilhas Seychelles, recebeu Obama e Michelle no salão 1844 do palácio de Buckingham.

Esta é a primeira vez que Kate participa de um evento oficial como membro da família real. Ela e William se casaram no dia 29 de abril. Segundo uma porta-voz da Clarence House (residência oficial de William), os dois casais passaram cerca de 20 minutos juntos, conversando informalmente sobre diversos assuntos.

O encontro aconteceu a portas fechadas, sem que a imprensa pudesse acompanhá-lo. Entretanto, imagens oficiais do palácio mostram Kate e Michelle conversando animadamente, enquanto o príncipe, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, parece absorto em um diálogo com o presidente americano.

Kate e William viajaram a Londres especialmente para a ocasião, já que moram em Anglesey, no País de Gales. Entretanto, não almoçaram com os Obama, e não participarão do banquete oficial para 170 convidados que será oferecido ao presidente na noite desta terça-feira pela rainha Elizabeth II. "Normalmente, eles não vão a jantares de Estado", explicou um porta-voz de Buckingham.

Algumas semanas atrás, Obama comentou com o príncipe Charles, em visita a Washington, como os Estados Unidos ficaram fascinados com o casamento de seu filho mais velho – para o qual não foi convidado. William e Kate, que no próximo domingo completam um mês de casados, viajarão à Califórnia no fim de junho, em sua primeira viagem ao exterior como casal real.

Obama e Michelle adiantaram sua partida da Irlanda na noite de segunda-feira para evitar a nuvem de cinzas lançadas por um vulcão da Islândia, que se aproxima do Reino Unido. O casal presidencial passou a primeira noite na Inglaterra na residência do embaixador dos Estados Unidos em Londres.

Tornados

Antes de dar início à agenda oficial, Obama deu declarações sobre a situação do meio-oeste americano, atingido por uma série de violentos tornados nos últimos dias. Obama expressou sua tristeza nesta terça-feira com a devastação provocada pelas tempestades, que já mataram mais de 100 pessoas, e anunciou que visitará a região no próximo domingo.

O presidente disse estar "inconsolável" com o balanço de vítimas, principalmente na pequena cidade de Joplin, no Missouri, onde 116 pessoas morreram na segunda-feira após a passagem de um violento tornado, com ventos de mais de 320 km/h. "Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que estão sofrendo neste momento", disse Obama. "Tudo o que podemos fazer é mostrar que todo o país está profundamente solidário com eles, e que vamos fazer absolutamente tudo o que pudermos para garantir que consigam se recuperar", declarou.