Nova pegada

Em no máximo 15 anos, um astronauta americano
deve dar novo passo na história de conquistas da humanidade, que começou em 1969, quando Neil Armstrong pisou em solo lunar pela primeira vez (foto). Agora a agência espacial americana Nasa anunciou seu plano de US$ 108 bilhões para enviar quatro astronautas à Lua entre 2018 e 2020. A espaçonave é uma espécie de Apollo com anabolizante, segundo Michael Griffin, o administrador da Nasa. Com três vezes o tamanho das primeiras naves a pousar na Lua, o novo veículo herdou a tecnologia do ônibus espacial e pode fazer até dez viagens.

Furta-cor

Antes de ir ao recém-inaugurado hotel Puerta América, em Madri, é preciso cuidado para escolher a roupa. Por obra do designer Jason Bruges, as paredes do oitavo andar têm luzes interativas que mudam de cor conforme o tom da roupa de quem passa ali. Basta um rosa-choque na blusa para o lobby e os corredores do hotel com diárias a partir de R$ 670 anunciarem sua chegada em technicolor.

Fim do mistério
Durante o festival de games de Tóquio, a japonesa Nintendo revelou sua principal investida para 2006. É o controle do console de videogame Revolution, que mais parece o controle remoto da tevê. Seu diferencial são os sensores, que dispensam botões e abusam dos movimentos no ar. Desse jeito, será preciso preparo físico para enfrentar uma jogatina na telinha.

À prova de ex
Sabe aquela praia paradisíaca que você fotografou e queria guardar para sempre, não fosse o fato de ali estar seu (ou sua) ex? Pois a Microsoft mostrou em Los Angeles um sistema para edição de fotos que resolve esse imbróglio. Assim é possível remover imagens que aparecem em primeiro plano e em seguida replicar a foto, já sem a pessoa indesejável (foto). O caminho inverso também funciona: dá para adicionar um novo elemento na foto sem parecer artificial.
 
 
Olha o clone
Entre janeiro e agosto, a clonagem de celular aumentou 57%. Na liderança está a Vivo, seguida pela Telemig Celular e Claro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que haja 100 mil fraudes por mês envolvendo celulares. Em geral, a clonagem ocorre quando o cliente sai da área de origem de seu aparelho e usa sinais analógicos, mais sujeitos a fraude.
 
 
Foco no Nordeste
A Mata Atlântica do Nordeste ocupa hoje uma área aproximada de 19.427 quilômetros quadrados. Ao longo dos anos, essa região perdeu 92,39% da sua cobertura original nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Mais de 65% dos remanescentes mapeados estão localizados na Bahia e os demais possuem apenas pequenos fragmentos florestais. Tendo em vista o desafio urgente de reverter a tendência de degradação do bioma no Nordeste, foi constituído um acordo denominado Pacto Murici entre oito ONGs: BirdLife/Save Brasil; Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais do Nordeste; Conservação Internacional; Fundação SOS Mata Atlântica; Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; The Nature Conservancy; Sociedade Nordestina de Ecologia e WWF-Brasil.

Neste mês, o Pacto Murici lançou a Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) como seu órgão executivo. A nova ONG já tem um plano de ação inicial para um território de 17.200 quilômetros quadrados, inserido nos Estados de Pernambuco e Alagoas. Em dez anos, pretende consolidar e ampliar o número de Unidades de Conservação, implementar ações de desenvolvimento sustentável e fomentar incentivos econômicos para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no Nordeste.

Dorinha Melo
Diretora-executiva da Associação para a Proteção
da Mata Atlântica do Nordeste (Amane)