Cereal na mesa
Muito já se falou sobre o benefício dos cereais para prevenir doenças cardíacas. Agora, um estudo mostrou que esses alimentos também ajudam a conter a expansão de placas de gordura já depositadas nas artérias. O trabalho ainda constata que os melhores resultados são derivados da ingestão de cereais integrais.

Começa cedo
Quem pensa que os bebês só começam a chorar depois de nascer está enganado. Um trabalho da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) revelou que fetos no último trimestre de gestação pareciam chorar quando escutavam um ruído de baixos decibéis.

Genes do Parkinson
Cientistas da Clínica Mayo (EUA) produziram o primeiro grande mapeamento genético associado ao mal de Parkinson. Eles identificaram mudanças em 12 genes que podem aumentar o risco para a doença.
 
 
Cápsula para esôfago
Está disponível no Brasil uma cápsula endoscópica exclusiva para realização de exame de esôfago. Do tamanho de uma pílula, ela é engolida pelo paciente e percorre o esôfago enviando imagens da mucosa para outro aparelho. O exame está sendo oferecido pelos laboratórios do Grupo Dasa (Delboni-Auriemo, Elkis&Furlanetto, Lavoisier, Lâmina e Bronstein, Curitiba Santa Casa, Frischmann Eisengart e Pasteur).
 
 
Pouca prevenção
Pesquisa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia com cerca de mil homens revelou que 63% afirmam usar camisinha. No entanto, 66% utilizam o preservativo apenas eventualmente, quando, na verdade, deveriam usá-lo sempre.
 
 
Dores
Há dois anos convivo com dores intensas, além de cãibras. Já procurei vários reumatologistas, mas continuo sofrendo.
Cátia Matos – Salvador (BA)

A descrição pode fazer parte de uma série de síndromes, entre elas a fibromialgia. Essa doença atinge de 2% a 5% da população, sendo 80% mulheres. A fibromialgia também provoca fadiga inexplicável, dores de cabeça, distúrbio do sono, bruxismo e formigamento nos braços e nas pernas. Exames laboratoriais não identificam a doença, uma vez que seu diagnóstico é exclusivamente clínico. Procure uma segunda opinião médica para ter certeza do seu diagnóstico.
Evelin Goldenberg, reumatologista, Hospital Albert Einstein
 
 
Rinite
Meu filho está com 14 anos e desde pequeno tem rinite. Como resolver o problema?
Alcionir Casagrande, por e-mail

O seu filho deveria ser avaliado por um alergologista para uma investigação detalhada: história clínica, exame físico, testes alérgicos cutâneos e/ou testes sangüíneos para detecção de alergias, e também em certas situações exames de secreções nasais. Devem-se afastar condições associadas, tais como: pólipos nasais, otite média serosa, sinusite, conjuntivite e asma. Poderá ser preciso uma investigação radiológica dos seios da face. O tratamento consistirá no controle ambiental e remédios. Em casos de alergia aos inalantes (ácaros), vacinas antialérgicas poderão se necessárias.
Mario Geller, especialista em alergia-imunologia, Rio de Janeiro