11/05/2011 - 13:30
Há exatos 30 anos, Robert Nesta Marley perdia sua batalha contra o câncer e entrava para a mitologia do pop. Principal difusor de um estilo que mexeu com as entranhas do som feito no ocidente a partir de meados da década de 70, o compositor morreu em Miami aos 36 anos. Seu legado é composto por 12 discos, lançados ao lado dos Wailing Wailers e ao longo de sua carreira solo. Relembre Marley em 10 canções escolhidas por ISTOÉ.
“I Shot the Sheriff” (1973)
A narrativa em primeira pessoa de um sujeito que confessa ter apagado um policial, e não seu superior, é pura malandragem. A versão de Eric Clapton ajudou a torná-la um clássico.
“Get up Stand up” (1973)
A melhor parceria de Bob Marley e Peter Tosh, escrita quando o último ainda fazia parte dos Wailers.
“Them Belly Full (but we’re hungry)” (1974)
Apesar de não ter sido composta por Marley, a canção é um dos destaques de “Natty Dread”. Altamente politizado, o álbum é um divisor de águas na carreira do cantor, que assumia de vez as rédeas de seu trabalho.
“No Woman no Cry” (1974)
As histórias de violência e esperança de Trenchtown, maior gueto de Kingston, transformaram a música em hino. Quase cem versões foram gravadas por artistas tão diversos como Nina Simone, Joan Baez e, claro, Gilberto Gil.
“Trenchtown Rock” (1975)
“Uma boa coisa sobre a música é que ela não te machuca quando bate.” A versão ao vivo, gravada em um palco londrino, é um registro fundamental da energia de Marley.
“Waiting in Vain” (1977)
Uma das canções de amor mais belas do compositor.
“Time Will Tell” (1978)
O mantra é um dos destaques do disco “Kaya” e batizou a cinebiografia do cantor, lançada em 1992.
“Kaya” (1978)
A faixa-título do disco mais roots de Marley é uma ode aos efeitos da erva sagrada para os rastafáris. Uma das inspirações do tributo lançado por Gilberto Gil em 2002.
“Could you be Loved” (1980)
A faixa, um dos destaques do disco “Uprising”, é uma das pedras fundamentais da música jamaicana pós-Bob Marley. O dancehall, por exemplo, não seria o mesmo sem ela.
“Redemption Song” (1980)
Voz, violão e protesto