Genoma histórico
Um consórcio de cientistas de dez países, entre eles o Brasil, anunciou o seqüenciamento dos genes do arroz. Consumido por 3 bilhões de pessoas, a metade da população mundial, o arroz é o alimento mais importante para a nutrição humana há 10 mil anos. Só na Ásia, 2 bilhões de pessoas dependem do grão, de onde retiram 70% de seu consumo diário de calorias. Até 2025, estima-se que 4,6 bilhões de pessoas necessitem dele para sobreviver. Ao desvendar os mecanismos genéticos do arroz, será possível alterá-lo geneticamente, criando variedades tolerantes a pragas e à seca. “O desafio da biotecnologia é aplacar a fome aumentando a produção de alimentos e a produtividade das colheitas sem aumentar a área de plantio”, diz Klaus Ammann, diretor do Jardim Botânico da Universidade de Berna, na Suíça (foto). Os genes do arroz são similares aos do trigo, da soja e do milho. Um grão de arroz tem 37.500 genes, cerca de 7.500 a mais do que o ser humano. “Uma banana tem 60% dos genes iguais aos nossos e um chimpanzé tem 98%”, diz Ammann, que trabalha com grãos enriquecidos com vitaminas.

Hierarquia inca
Os antigos burocratas do império Inca, no Peru, usavam barbantes com múltiplos nós para arquivar informações financeiras, militares e estatísticas. A conclusão é de antropólogos da Universidade de Harvard, nos EUA, que acharam evidências de que os “khipu”, ou quipu (foto), eram usados como forma de controle e comando hierárquico. O emaranhado de fios servia ainda como calendário, no qual o total de nós e cordas era equivalente ao número de dias e meses do ano.

Primos de Madagascar
Um grupo de cientistas descobriu duas novas espécies de lêmure, o mais antigo elo de ligação entre os primatas ancestrais e as espécies que evoluíram até o humano moderno. Exclusivos de Madagascar, esses animais podem ajudar a compreender as origens e a evolução humana. Agora sobe para 49 o total de espécies de lêmures no planeta. De hábitos noturnos, cauda longa, tamanho e aparência de esquilo, uma das espécies pesa 300 gramas, enquanto a outra é pouco maior do que um rato (foto).

Para a calçada
Compacta, movida a eletricidade, fácil de guardar e de transportar quando estiver fora das ruas. Eis as características das novas motocicletas conceituais da Honda. A montadora japonesa mostrou dois de seus protótipos de scooter. O primeiro é Caixa (à esq.), a moto-mala que ao ser fechada mede 80 cm de altura por 17 cm de largura. Já o outro protótipo, o Riding Cart, mede quase um metro de altura e é uma moto equipada com bagageiro que se transforma em carrinho de supermercado.