Ioga para maiores
A prática da filosofia indiana pode ajudar na prevenção do ganho de peso geralmente ocorrido a partir dos 45 anos. A conclusão é de uma pesquisa feita com 15,5 mil pessoas e patrocinada pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA. Os adeptos da ioga engordaram menos do que os não praticantes.

Olha o sol!
A Academia Americana de Oftalmologia decidiu recomendar o uso de óculos de sol sempre que houver exposição aos raios solares. A entidade tomou a decisão após analisar vários estudos mostrando que a radiação pode danificar os olhos, aumentando, inclusive, o risco de catarata.

Sem marca
A Avène lançou a Couvrance, Maquiagem Médica Corretiva. Indicada para disfarçar imperfeições na pele como vitiligo e cicatrizes, a linha apresenta um efeito natural, segundo a empresa. Há bastões corretores, creme compactos em cinco tonalidades e pó para finalização.
 
 
Eletricidade contra a dor
A aplicação de correntes elétricas é boa opção contra a dor no período pós-operatório. A opinião é da fisioterapeuta Josimari de Santana, doutoranda da USP, campus de Ribeirão Preto (SP). Ela estuda os benefícios da técnica, chamada TENS, após vários tipos de cirurgia e acredita que o uso do método pode reduzir a necessidade de analgésicos.
 
 
Confiança é tudo
Pacientes que confiam em seus médicos tendem a seguir as prescrições recomendadas mesmo se os remédios forem caros. Ao contrário, muitos dos que não mantêm boa relação com o profissional de saúde diminuem as doses por conta própria.
 
 
Enjôos

Estou grávida e sinto muito enjôo. Já me alimento regularmente com pequenas porções a cada duas horas, mas sinto muita fome à noite. O médico disse que eu deveria evitar refeições duas horas antes de dormir. O que fazer para não sentir fome nem enjôo?
Célia Vilhena – Gonçalves (MG)

Mantenha o fracionamento das refeições a cada duas horas e prefira pequenas porções. À noite, faça uma refeição leve, com alimentos cozidos e pouca quantidade de gordura. Mais tarde faça uma ceia rica em carboidratos complexos e sem líquidos para saciar a fome e evitar o enjôo, como, por exemplo, torradas com queijo branco ou ricota, bolachas tipo cream cracker com pouca manteiga.
Patrícia Martins Domingos, nutricionista, Hospital Samaritano (SP)
Vermelhidão facial

Quando tomo bebidas alcoólicas meu rosto fica vermelho. Que tipo de reação é essa? Existe tratamento?
Marilia Soares – São Paulo (SP)

Essa reação que você apresenta está relacionada à dilatação dos vasos superficiais e profundos da pele em resposta ao estímulo, no caso o álcool. Na prática, é uma reação fisiológica por conta de uma hiperatividade vascular. A única forma é evitar o consumo de substâncias desencadeantes. Quando a vermelhidão é acompanhada de coceiras, pode caracterizar uma urticária e, nesse caso, um antialérgico ajuda um pouco.
Ediléia Bagatin, dermatologista, Universidade Federal de São Paulo