Injeção emagrecedora
Cientistas do Imperial College de Londres utilizaram um hormônio (oxintomodulina) associado à sensação de que o estômago está cheio para criar uma injeção contra a obesidade. Durante quatro semanas, 14 pacientes obesos receberam doses da substância meia hora antes de cada refeição. O emagrecimento foi, em média, de 2,3 quilos ao final do período. Mais estudos precisam ser feitos para comprovar o benefício.

Exercícios na terceira idade
Pesquisa veiculada pelo jornal da Associação Americana de Cardiologia e feita com 810 voluntários que se exercitavam regularmente mostrou que o hábito não impediu o declínio da capacidade aeróbica (consumo de oxigênio durante a atividade física) dos mais velhos. A boa nova é que o trabalho apontou que aqueles que se movimentam são mais independentes do que os sedentários. Outra notícia importante veio da Coréia do Sul: estudo com 137 pessoas revelou que o tai chi chuan melhora o equilíbrio dos idosos e reduz as chances de queda.

Foi bom para você?
Levantamento feito em oito países, inclusive no Brasil, indica que o homem com mais de 40 anos está priorizando a qualidade da relação sexual e a satisfação da parceira. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos – que teve apoio da Bayer HealthCare –, 53% dos brasileiros e 44% dos europeus, por exemplo, se enquadram nesse perfil.
 
 
Direto das mãos do médico
‰ Promissora opção no mundo da beleza, o Sculptra (ácido poli-L-láctico) não pode ser aplicado por médicos que não tiverem feito o programa de treinamento do Grupo Sanofi-Aventis, fabricante do produto que está chegando agora aos consultórios. O Sculptra é um composto injetável que estimula a produção de colágeno (proteína que dá firmeza à pele), corrigindo sulcos e rugas. Seu efeito dura cerca de 24 meses.
 
 
Disidrose
Gostaria de saber mais sobre a disidrose, uma patologia de pele. Quais são as causas? Há algum tratamento?
Nara Campos – Belo Horizonte (MG)

A disidrose é um eczema alérgico que surge nas mãos e nos pés e pode ter várias causas. A mais comum está ligada ao uso de medicamentos, como antibióticos. Mas essa doença também é freqüente em pessoas com alergias como rinite ou asma. Outros fatores como stress emocional e físico também contribuem para o surgimento do problema. Para combatê-lo é preciso identificar a origem. Em geral, cremes à base de corticóides e de anti-histamínicos são os tratamentos mais prescritos. Ana Lúcia Recio, dermatologista de São Paulo Joelhos Tenho artrose nos dois joelhos. Operei um deles há sete anos. Tenho de colocar prótese nos dois. A cirurgia tem bons resultados? Gosto de praticar rafting, musculação, corrida. Terei condições de manter essas atividades?
Carmen Conde – por e-mail

Para colocação da prótese é feita uma cirurgia grande que deve ser indicada apenas quando o paciente não consegue mais andar (com desgaste ou artrose avançada em um ou nos dois joelhos). Não é realmente recomendada para quem ainda pode fazer esportes, especialmente os radicais como o rafting. Quem consegue praticá-los não precisa de prótese porque os joelhos ainda têm
condições de suportar diversos tipos de esforços. A operação traz benefícios para quem de fato necessita. Posteriormente à colocação, apenas atividades como hidroginástica e natação são aconselhadas.
Ari Zekcer, ortopedista de São Paulo