Mundo livre
Um dos países que mais despontam como criadores de software livre, o Brasil está prestes a ganhar uma ONG voltada para os usuários corporativos de tecnologias abertas. Em fase de montagem, a organização foi batizada provisoriamente de Freesoftware.org e conta com o apoio de órgãos governamentais, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Entre suas metas estão a qualificação de profissionais e a oferta de ferramentas padronizadas a empresas e governos.

A fruta mapeada
Saborosa e nutritiva por natureza, a banana poderá agora ser aprimorada. É que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de anunciar a criação de um banco de dados com 50 mil seqüências genéticas de DNA, o que permitiu a identificação de mais de cinco mil genes da fruta. Resultado da primeira fase do projeto genoma da banana, iniciado em 2002, o banco de dados será fundamental para pesquisar a produção de variedades mais resistentes a pragas, com maior tolerância à seca e valor nutricional aditivado.

Signos do passado
Dois feitos históricos acabam de ser registrados no Peru. Imagens de moradores de mil anos atrás, reconstituídas a partir de esqueletos encontrados na cidade sagrada de Carral, no norte do país, foram apresentadas no Museu da Nação, em Lima. A mesma arqueóloga responsável pelo trabalho, a peruana Ruth Shady (foto), também anunciou a descoberta do mais antigo quipu do mundo, com estimados cinco mil anos. Feito de cordas, o quipu é um objeto outrora usado para fazer contas.

Idade revelada
Uma equipe capitaneada pela cientista Aradhna Tripati, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, demonstrou que a primeira era glacial na Terra começou há 34 milhões de anos e não há dez milhões, como se acreditava. A pesquisa, publicada na revista Nature, revela ainda que a formação das calotas glaciais ocorreu de forma simultânea nos dois hemisférios.

Surfe na lua
Para comemorar a chegada do homem à lua – 20 de julho de 1969 –, o sistema de buscas Google criou um serviço que mostra imagens em três dimensões de alguns pontos do satélite (www.moon. google.com). As missões Apolo estão todas lá. O Google Moon, que usa arquivos da Nasa, a agência espacial americana, está incorporado ao Google Earth, que simula vôos digitais pelo mundo.
 
 
O valor da ecologia
Numa época em que tudo se define por interesses econômicos, o movimento ambientalista também precisa se valer dos fatores financeiros para fortalecer sua luta pela conservação da natureza. No caso da Mata Atlântica, como os últimos remanescentes florestais estão nas mãos de particulares, esta ferramenta é ainda mais valiosa.

Ao desenvolver, a pedido da Fundação SOS Mata Atlântica, o estudo Valoração Econômica dos Serviços Ecossistêmicos e dos Recursos Naturais da Mata Atlântica, o secretário executivo da Rede Brasileira Agroflorestal (Rebraf), Peter May, indica que o instrumento visa integrar a sustentabilidade com as decisões individuais e o desenvolvimento de políticas públicas.

Segundo May, a valoração pode ser aplicada para avaliar o impacto das atividades humanas nos recursos naturais e auxiliar na internalização dos benefícios gerados para as comunidades pelos produtos dos ecossistemas. Assim, proprietários de terra ganham melhores condições para negociar compensações por proteger a biodiversidade. May também defende a adaptação de modelos que reflitam a diversidade dos processos socioambientais. Desta forma, será possível construir sistemas interpretativos que evidenciem os efeitos da degradação ambiental
sobre o bem-estar humano.

Márcia Hirota
diretora de gestão do conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica