Adote um amigo
Poucas coisas fazem tão bem ao organismo quanto uma boa rede de amigos. É o que prova uma pesquisa australiana que analisou a saúde de 1,5 mil pessoas com mais de 70 anos. Os que mantinham uma boa convivência com amigos apresentavam maiores chances de sobrevivência.

Insônia e depressão
Dois novos estudos mostram que a insônia, em vez de ser um sintoma ou efeito da depressão, pode na verdade contribuir para o desencadeamento da doença. Os trabalhos, apresentados em um congresso de especialistas em distúrbios do sono, nos EUA, reforçam, portanto, a necessidade de se cuidar melhor da dificuldade para dormir.

Um pouquinho já ajuda
Essa é para os mais preguiçosos. Um estudo canadense sugere que fazer apenas seis minutos de exercícios intensos por semana pode ser tão benéfico para o organismo quanto realizar seis horas de atividade moderada no mesmo período.
 
 
Opções para psoríase
Mais alternativas contra a psoríase, doença caracterizada por placas avermelhadas e descamativas na pele. A Anvisa aprovou o uso do Remicade (infliximabe) e do Enbrel (etanercepte). E o Raptiva (efalizumabe), outra opção contra a enfermidade, já se encontra disponível no País desde o começo do mês.
 
 
Asma e trabalho
O Instituto Nacional de Saúde Ocupacional dos EUA descobriu que trabalhadores dos setores de gráfica, moveleiro, de saúde e de recreação estão mais sujeitos a sofrer de asma do que outros profissionais. De acordo com os pesquisadores, esses indivíduos estão mais expostos às substâncias que podem desencadear a doença.
 
 
Varizes
Fiz uma cirurgia vascular na região da panturrilha para secar quatro veias. Fiz também uma incisão na altura da pélvis bloqueando o fluxo sangüíneo da safena do membro inferior esquerdo, pois ela estava atrofiada. Seis meses após a cirurgia comecei a sentir dores constantes e intensas na região da panturrilha. Só sinto um pouco de alívio quando uso meias de compressão. Existe alguma forma de reduzir as dores?
Rubens Rodrigues – Itamaraju (Ba)

O leitor deve ter sido submetido a cirurgia de varizes dos membros inferiores. As varizes podem ser responsáveis por dor nas pernas. Após a operação, geralmente as dores desaparecem. No caso em questão, as dores apareceram seis meses depois da operação, de forma que eventualmente podem ser de outra causa que não o problema vascular. Devem ser investigados inicialmente problemas dos músculos ou tendões da panturrilha, que podem ser responsáveis pela dor. Outra possibilidade é a presença de nódulo cicatricial ou inflamatório na panturrilha, decorrente de problema de cicatrização da cirurgia anterior. Eventualmente, inflamação dos nervos da perna ou compressão das raízes desses nervos causada por problemas da coluna lombar também podem provocar dor. Finalmente, existe a possibilidade remota de recidiva precoce das varizes na panturrilha, o que exigiria uma nova intervenção cirúrgica. Como sentir dores não é normal, devem ser investigadas essas possibilidades.
Cid Sitrângulo, presidente da Soc. Bras. de Angiologia e Cirurgia Vascular