Leite contra TPM
Esta é a receita sugerida por cientistas da Universidade de Massachusetts (EUA). De acordo com os pesquisadores, mulheres que consomem mais cálcio e vitamina D tendem a sofrer menos de tensão pré-menstrual. Esses nutrientes estão presentes no leite e seus derivados e também em vegetais e cereais.

Felicidade no rosto
O Akinésine, da Anna Pegova, chega com a promessa de deixar a pele mais radiante e luminosa. Segundo a empresa, o cosmético tem esse efeito graças à ação de uma substância que agiria de forma semelhante à endorfina, hormônio associado à sensação de bem-estar.

Sem férias para os fumantes
Uma pesquisa feita pelo Laboratório Pfizer no Canadá mostrou que os fumantes viajam menos de férias. Isso porque eles acabam desistindo diante de restrições como a proibição de fumar em aviões e mesmo no carro de amigos e familiares.
 
 
Natrecor na mira
Um conselho de especialistas americanos recomenda cautela no uso do remédio Natrecor (nesiritide), contra insuficiência cardíaca. A medida foi tomada após suspeitas de que a droga eleve o risco de falência renal. Segundo Eugene Braunwald, da Universidade de Harvard (EUA), o produto deve ser usado somente em situações extremamente graves por pacientes hospitalizados.
 
 
Atendimento à enurese
Crianças que sofrem de enurese (falta de controle da urina) contam com uma opção gratuita de ajuda. O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo abriu inscrições para o atendimento psicológico desses pacientes. Interessados devem ligar para (11) 3091-4173 ou 3091-4910.
 
 
Gota

A artrite gotosa pode ser causada por um trauma?
Carlos Henrique Rocha, por e-mail

O trauma, isoladamente, não causa a artrite gotosa, mas pode desencadear uma crise. Na verdade, a artrite gotosa (gota) consiste na inflamação das articulações provocada por uma disfunção metabólica. O organismo não consegue eliminar todo o ácido úrico produzido e seu acúmulo leva à formação de cristais de monourato de sódio nas articulações. A reação do corpo aos cristais causa a inflamação. Se uma pessoa predisposta ao mal sofrer um trauma, como uma batida no dedão do pé, e já tiver níveis elevados de ácido úrico, o processo inflamatório leve, decorrente do trauma, pode precipitar a crise aguda de gota.

Mauro Vaisberg, reumatologista, Hospital Santa Catarina (SP)
Pêlo

Tenho 21 anos e desde criança tenho muitos pêlos no corpo. Faço depilações constantes e eles crescem muito rápido. Há três anos descobri que tenho síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP). Já fiz tratamento com pílula anticoncepcional. O que fazer para diminuir os pêlos?
Flávia Maia, por e-mail

A síndrome dos ovários policísticos predispõe a esse aumento de pêlos porque os microcistos são compostos de hormônio masculino – testosterona. Essa substância estimula o nascimento dos pêlos grossos. É fundamental tratar primeiro a síndrome para depois iniciar a laserterapia, a melhor opção para diminuir os pêlos.

Ana Lucia Récio, dermatologista, São Paulo