Viagem no tempo
Tudo pronto para a missão Impacto Profundo, que pretende decifrar os mistérios do cometa Tempel 1. No dia 4 de julho, uma sonda da agência espacial americana Nasa vai disparar um projétil de 370 quilos para abrir uma cratera no cometa. Com o choque, ele deve se tornar o objeto mais luminoso do espaço. Desvendar os segredos do Tempel é importante para entender o passado. Segundo os astrônomos, os cometas são remanescentes do nascimento do Sistema Solar.

Muito tímido
Um lagarto procurado há 35 anos foi descoberto na divisa do Pará com o Amapá. Dois exemplares da espécie foram recolhidos por pesquisadores durante uma expedição científica à reserva de desenvolvimento sustentável do rio Iratapuru. O bicho tem quatro centímetros de comprimento e seu nome científico, Amapasaurus tetradactylus, significa “lagarto de quatro dedos do Amapá”. A espécie rara foi descrita em 1970 e até então só dois animais foram recolhidos para pesquisa, um em 1960 e outro em 1969.

Carga pesada

Cientistas da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, engrossaram a lista de pesquisas bizarras. Ficaram intrigados com a resistência dos andarilhos do Nepal, que percorrem trilhas na base do Monte Everest levando nas costas mais do que o peso de seu corpo. Decidiram calcular sua eficiência energética medindo o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico dos andarilhos. O resultado foi uma equação matemática para explicar como eles conseguem andar vários dias seguidos com tantos quilos nas costas.

O custo da sujeira

Um documento assinado por delegados de 45 governos na Suécia definiu que quem provocar acidentes ecológicos na Antártica terá de arcar com o prejuízo. Se o desastre for descoberto muito tempo depois, o responsável terá de contribuir para um fundo de limpeza para estragos ambientais.
 
 
Alô para Alá

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Ele fez sucesso no Oriente Médio e chega à Europa este mês. O celular Ilkone I800 indica a direção de Meca – local sagrado para os muçulmanos – e vem com o texto completo do Alcorão na memória. Criado por uma empresa de Dubai, o telefone deve custar 300 euros (R$ 890) e será vendido na Bélgica, na Holanda e em Luxemburgo.
 
 
Araucárias em perigo

Apesar de estarmos passando pela maior extinção de espécies desde a era dos dinossauros, isto só se torna perceptível quando acontece no nosso quintal. As florestas com araucárias, o pinheiro-do-Brasil, entraram na lista de extinção. Sem formações originais, ela perdura há 250 milhões de anos.

Em novembro de 2003, o Ministério do Meio Ambiente criou uma força-tarefa para identificar as áreas remanescentes com araucárias – 0,8% da área original. Em março, foi proposta a criação de oito unidades de conservação. Apesar da obviedade e urgência da proposta, várias forças de oposição se manifestaram.

A ONG The Nature Conservancy encomendou uma pesquisa à MQI, do Grupo Ibope, e constatou que 97% dos paranaenses e 98% dos catarinenses acham importante a criação de reservas. Ironia do destino ou falta de liberdade de expressão, nos vemos diante de um dilema: garantir a proteção das florestas, que proporcionam serviços ambientais imprescindíveis para a qualidade de vida, ou nos calarmos diante de uma oposição que busca resultados imediatos em benefício de poucos?

Miguel Calmon
Diretor para o Programa da Floresta Atlântica da TNC
Mais informações: cpicone@tnc.org.br


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias