Antiinflamatório brasileiro
O laboratório Aché lançou o antiinflamatório Acheflan, feito a partir do extrato da Cordia verbenacea, planta conhecida como erva baleeira (foto). Segundo a empresa, trata-se do primeiro remédio com pesquisa e desenvolvimento feitos totalmente no País.

Vacina contra o ebola a caminho
Essa é a promessa de cientistas canadenses que publicaram um estudo na revista Nature Medicine. O imunizante formulado contra o vírus se mostrou eficaz, pelo menos em animais.

A leveza do sorriso
Rir também é um santo remédio para emagrecer. É o que dizem pesquisadores da Universidade Vanderbilt (EUA). Segundo eles, gargalhar de dez a 15 minutos por dia pode queimar cerca de 50 calorias, o equivalente a um belo pedaço de chocolate.

O poder da meditação
Um trabalho feito por cientistas da Universidade de Queensland (Austrália) mostrou que a meditação melhora a percepção visual e é mesmo capaz de alterar o estado de consciência. O experimento foi feito com 76 monges e contou com o apoio do Dalai Lama.
 
 
A eficiência dos peixes

O ômega-3, composto encontrado em peixes como salmão e truta, é alvo de estudo por seu potencial contra o câncer de mama. Segundo pesquisa da Universidade de Indianápolis (EUA), a substância parece reduzir a capacidade de migração de células doentes para outras partes do corpo.
 
 
Pele
Recentemente fiz uma biópsia da pele e descobri que tenho parapsoríase. A doença tem cura?
Alcindo Coelho do Santos, Campo Grande – MS

A parapsoríase é uma doença rara de pele e tem causa desconhecida. Ela pode se apresentar de duas formas: em pequenas ou em grandes placas vermelhas e escamosas, lembrando um pouco a psoríase. Não falamos em cura, porém existe tratamento e controle. As terapias mais comuns consistem no uso de pomadas e creme de cortisona ou banhos de luz ultravioleta.
Fernando Almeida, dermatologista, Hospital
Sírio-Libanês (SP)

Plaqueta
Tenho um problema de plaquetas (célula sanguínea envolvida no processo de coagulação do sangue) em nível baixo. Há cerca de quatro anos faço exame de sangue mensalmente e já usei o medicamento Meticorten. Minha médica sugeriu a retirada do baço. Não há outra solução?
Mariana Gabriele, Santo André (SP)

O uso de corticóide (Meticorten) é normalmente a primeira opção de tratamento. Quando não há uma resposta satisfatória, pode-se indicar esplenectomia (retirada do baço) para tentar aumentar a quantidade das plaquetas.
Alda Feitosa, hematologista responsável pelo Setor de Hemoterapia da Casa de Saúde São José, Rio de Janeiro