Mundo

Obama decide não divulgar fotos do corpo de Bin Laden

De acordo com a rede de TV americana CBS, que teve acesso à imagem, a foto mostra o corpo com uma grande ferida na testa e com perda de massa encefálica

Obama decide não divulgar fotos do corpo de Bin Laden

OSAMA-BIN-LADEN.jpg

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não publicará as fotos que mostram o corpo de Osama bin Laden, morto em um ataque perpetrado por forças americanas, afirmaram nesta quarta-feira as redes de televisão NBC e CBS.

Obama "disse que não publicará as fotos de bin Laden após a sua morte para provar que ele faleceu", afirmou a CBS em seu site, ao final de uma entrevista concedida pelo presidente dos Estados Unidos ao programa "60 Minutes", que será transmitida no domingo.

De acordo com a rede de TV americana CBS, que teve acesso à imagem, a foto mostra o corpo com uma grande ferida na testa e com perda de massa encefálica.

Morte de bin Laden

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden – o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.