Chimarrão para o coração…

Se as conclusões de pesquisas coordenadas por Edson Luiz da Silva, na Universidade de São Paulo, continuarem se confirmando, a erva-mate entrará no cardápio para um coração mais forte. Os estudos feitos até agora mostram que a planta possui atividade antioxidante, o que contribui para impedir o depósito de placas de gordura nas artérias que irrigam o músculo cardíaco.

…e cebola para os ossos
Isso mesmo. Segundo pesquisa da Universidade de Berna (Suíça), o alimento ajuda a prevenir a degeneração óssea.

Célula-tronco na cabeça
Cientistas da Universidade da Califórnia acreditam que células-tronco extraídas dos folículos capilares podem se transformar em neurônios. As fontes mais comuns de células-tronco são os embriões, o cordão umbilical e a medula óssea, mas já se sabe que elas estão presentes em outras partes do corpo. Os experimentos foram feitos em ratos e mostraram que células-tronco tiradas do bigode dos animais têm potencial para se tornar também células de pele e musculares.

Deixe o corpo suar!
O personal trainer Waldyr Salles, do Rio de Janeiro, faz um alerta: não se pode secar o suor do corpo todo quando se está malhando. O mecanismo é a forma de o organismo manter um resfriamento interno. “Deve-se evitar secar braços, pescoço ou pernas”, diz.
 
 
Mente protegida
Um estudo americano mostrou que remédios mais modernos podem prevenir a perda progressiva de neurônios observada em pacientes com esquizofrenia. A conclusão foi obtida a partir da comparação entre os efeitos das drogas haloperidol (mais antiga) e olanzapina (mais recente). O estudo foi feito com 263 doentes acompanhados durante dois anos. Nos que usaram o medicamento convencional, houve perda de neurônio. No outro grupo, o fenômeno não foi registrado.
 
 
De olho na dor
Ninguém conhece mais uma criança do que seus pais. Baseadas nessa premissa, enfermeiras do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos sabem melhor quando um bebê na UTI está sofrendo. Elas conversam com os pais para obter detalhes do comportamento do filho e identificar sinais de dor. A constatação é de um estudo da enfermeira Dirce Viana, de São Paulo.
 
 
Falta de ar
Acordo à noite com falta de ar, e, quando o ar volta, o coração dispara e fico suado. Já fiz vários exames e não tenho um diagnóstico. O que será?
N.N , por e-mail

Aconselho procurar um neurologista ou pneumologista especializado em distúrbios do sono. É possível que você esteja sofrendo um processo chamado de apnéia do sono, comum em pessoas que roncam. Esse problema produz, muito frequentemente, os seguintes sintomas: acordar com falta de ar e engasgo.
José Cysne, clínico geral, Clínica São Vicente (RJ)
 
 
Lábios
Meus lábios apresentam umas bolinhas. Será herpes?
Carlos Eduardo F. Cezário – Fernando de Noronha

Há algumas hipóteses. Supondo pela origem do leitor – que vive em local de forte exposição solar –, poderia ser um quadro de queratose actínica (solar) benigna, mas que poderia representar o início da evolução de uma lesão maligna. Supondo pela temporalidade das lesões, poderia ser herpes labial. Se o leitor for descendente de europeus ou ruivo, poderíamos ter um portador de xeroderma pigmentoso, doença genética caracterizada por lesões no corpo, inclusive no lábio, desencadeadas pela exposição ao sol. E, se as lesões se apresentam com pequenas nodulações amareladas de caráter definitivo e com crescimento lento, é possível que lesões benignas apareçam. Todas as situações são passíveis de tratamento.

José Cesar Siqueira Henrique, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital
São Luiz (SP)