Cedo demais para celular
Se depender de especialistas americanos e ingleses, criança não deve usar celular. Segundo o professor de bioengenharia da Universidade de Washington (EUA), Henry Lai, ainda não se conhecem os efeitos que o aparelho pode causar à saúde a longo prazo. Por isso, o melhor seria evitar que os pequenos usassem o telefone.

Sinais de epilepsia
Falhas de memória e de raciocínio e pensamentos confusos também podem ser sintomas de epilepsia. O esclarecimento foi feito por cientistas da Universidade de Miami (EUA). Em geral, profissionais de saúde e familiares tendem a reconhecer a doença somente quando há crises convulsivas.

Consumo imediato de espinafre
O espinafre é rico em uma substância que ajuda no bom funcionamento das células (folato). Mas, se ele tiver sido guardado na geladeira mais de oito dias, perde muito desse e de outros nutrientes. Por isso, comprou, consuma.
 
 
O peso do stress
Problemas do dia-a-dia trazem mais do que stress. Podem fazer os ponteiros da balança subir, principalmente se a vítima for uma mulher mais velha. Numa comparação entre mulheres com mais de 40 anos mais e menos estressadas, pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA) mostraram que as mais cansadas eram também as mais gordas. Os cientistas estão investigando se isso ocorre só porque, em geral, as estressadas tendem a comer mais e fazer menos exercício ou se há outras razões.
 
 
Dano do colesterol
Outro malefício do colesterol: em excesso, a substância acelera o crescimento de tumor de próstata. A descoberta foi feita no Hospital Infantil de Boston (EUA). Os médicos também constataram, em animais, que a administração de drogas anticolesterol inibe a proliferação das células doentes.

 

Fêmur

Meu pai levou um tiro no fêmur e agora anda de cadeira de rodas e muletas. Quais as melhores formas de recuperação?
Rodrigo dos Santos
Santana – Brasília

Em geral, esse tipo de lesão pode levar a comprometimentos ortopédicos, vasculares e/ou neurológicos. Os cuidados iniciais englobam posicionamento adequado, exercícios de fortalecimento para os membros superiores e inferiores e exercícios específicos para o membro acometido. Procure um fisioterapeuta.

Cláudio Guimarães Monteiro, professor da Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo

 

HPV O que fazer contra o HPV?
R.J.C., Unaí, MG

Existem mais de 35 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). Eles acometem mucosas e pele e provocam queda da resistência imunológica. Em 20% dos casos, a doença se manifesta com verrugas visíveis nos genitais e/ou em torno, podendo ser benignas ou malignas. São vários os tratamentos, com custo variável. Entre os mais conhecidos estão a destruição com substâncias químicas (podofilina, podofilotoxina e 5-fluoro-uracil), a destruição cirúrgica (eletrocauterização, criocirurgia, curetagem, laser) e a imunoterapia (com interferon, imiquimod, ti-modulina). A combinação de tratamentos apresenta o menor índice de reincidência e deve ser adaptada ao tipo de lesão, de vírus, ao histórico da doença e às necessidades do paciente.

Jorge Sabaneeff, professor de urologia da Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e secretário da Sociedade Brasileira de Urologia.