Feliz Páscoa!
Quer uma desculpa para se deliciar com um enorme ovo de Páscoa? Diga que chocolate é bom contra tosse. A descoberta foi feita por cientistas do Imperial College London, da Inglaterra. Eles verificaram que um composto da guloseima é supereficaz no tratamento de tosses persistentes.

Vacina a caminho?
Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) anunciaram a eficácia de uma vacina contra o câncer de mama. Os testes, feitos em animais, mostraram que o produto estimulou o organismo das cobaias a atacar as células doentes.

Beleza celular
Uma aposta da indústria da beleza são os neurocosméticos, produtos que prometem atuar na comunicação entre o cérebro e as estruturas da pele para mantê-la mais bonita. Dentro desse conceito, há duas novas armas disponíveis por aqui: o Neuroxyl e o Endorphin, da marca Vital. São fórmulas para cremes de manipulação.
 
 
Psicanálise na velhice
Tratar a demência também sob a ótica da psicanálise pode ajudar. A proposta é da psicanalista Delia Catullo de Goldfarb, autora de um trabalho realizado na Universidade de São Paulo sobre o tema. Segundo ela, as causas da doença são múltiplas. O problema pode, inclusive, ser entendido como uma defesa contra a depressão que às vezes acompanha o envelhecimento.
 
 
Esperança no transplante
Médicos ingleses estão comemorando o sucesso de um transplante de células produtoras de insulina. O paciente, vítima da diabete tipo 1 e até então dependente de injeções diárias da substância, ficou livre do incômodo. Ele recebeu células retiradas de doadores mortos. Outras experiências bem-sucedidas já foram reportadas no mundo. No Brasil, a técnica vem sendo estudada no Hospital Albert Einstein (SP). “O primeiro caso que fizemos não ficou independente de insulina, mas teve redução significativa da quantidade necessária de injeção desse hormônio”, explica o médico Freddy Eliaschewitz.
 

Dieta

Iniciei uma alimentação à base de frutas, legumes e verduras, soja, além de gérmen e fibra de trigo e aveia em flocos. Posso ter carência de proteínas?
Rodrigo Fardim Aguieiras – São Paulo

Apesar dos benefícios da alimentação vegetariana, se não houver um bom monitoramento no equilíbrio de nutrientes, algumas carências nutricionais severas podem ser geradas. A necessidade nutricional de ferro, por exemplo, normalmente não é suprida em uma alimentação sem carnes. Aconselha-se aumentar o consumo de leguminosas, nozes, sementes e frutas secas. Atletas e mulheres que estão amamentando, entre outros indivíduos, devem receber cuidados específicos em sua alimentação.
Vera Lúcia Perino, fisiologista, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas (SP)

Olhos

Há cinco meses sofro com uma dor no olho direito. Está vermelho e minha visão embaçada. Médicos diagnosticaram uma doença chamada uveíte ocular. Do que se trata?
Marlene Barbosa da Silva, Cidade da Esperança – Natal

A uveíte é causada por doenças como toxoplamose, tuberculose, sífilis e Aids, entre outras. Gera uma inflamação intra-ocular e atinge estruturas nobres do globo ocular, como a retina, o vítreo (espécie de gelatina que dá forma ao globo ocular e que fica turva com a inflamação) e a córnea. Caso não seja tratada, essa doença pode levar à deficiência visual.
Luciano Azevedo Soter, oftalmologista, Hospital de Olhos Paulista (SP)