Foto fatal
O estudante de jornalismo e fotógrafo Raphael Lima, 19 anos, morreu no domingo 7 ao ser atingido pelo carro do piloto Gualter Salles na etapa de Campo Grande do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Salles perdeu o controle do carro numa curva e atingiu Lima, que estava numa área de acesso proibido para fotografar a corrida.

Tentaram extorquir o empresário Ari Natalino?

O empresário Ari Natalino da Silva estava preso em São Paulo. Seu crime: sonegação fiscal. Foi condenado pelo juiz federal Ali Mazloum a quatro anos e seis meses de reclusão. Foi solto por decisão da desembargadora federal Suzana Camargo. Desde julho, Natalino aderiu ao regime especial de parcelamento de dívidas tributárias. Essa lei é conhecida como Refis II. Funciona assim: a pessoa tem suspensa a “pretensão punitiva estatal” ao longo do tempo em que estiver acolhida pelo regime de parcelamento e a punibilidade termina com o pagamento total das dívidas – por isso Natalino pôde ser solto. O juiz Mazloum condenou o empresário em agosto, depois de ele ter aderido ao Refis, porque entende que esse sistema só abriga pessoas jurídicas. Na verdade, a chamada pessoa jurídica é uma abstração porque qualquer ato é sempre praticado por uma pessoa concreta: que anda, come, enfim, um pessoa física. A desembargadora Suzana Camargo entendeu assim: “(…) mesmo em se tratando de pessoa jurídica, o agente que pratica o ilícito tributário não deixa de ser uma pessoa física”. Natalino foi então solto dentro da mais técnica e correta interpretação do Refis, uma excelente lei porque permite que as pessoas, físicas ou jurídicas, toquem as suas vidas para a frente. Na segunda-feira 8 o delegado federal Alexandre Morato Crenite foi preso sob a acusação de corrupção passiva. A prisão em caráter temporário foi decretada pelo juiz Mazloum. Motivo: Crenite teria extorquido R$ 500 mil de Natalino para não prendê-lo. Chegou-se a isso através de 183 escutas telefônicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

O Domingo legal foi legal?

A autenticidade de uma entrevista exibida no programa Domingo legal do SBT está sendo investigada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de São Paulo. Na entrevista, dois supostos integrantes do PCC falam da organização criminosa e fazem ameaças de morte a diversas personalidades. Se a entrevista for de fato falsa, a ética jornalística foi esquartejada pelo sensacionalismo. Se a entrevista for verdadeira, igual é o desserviço prestado pelo programa porque dar voz ao PCC é fazer o jogo que os bandidos querem para desestabilizar emocionalmente a sociedade.

Morreu a cineasta de Hitler

Em 1934 a cineasta Leni Riefenstahl levou às telas aquele que seria um dos filmes mais aclamados pela propaganda nazista, O triunfo da vontade. Dois anos depois foi a vez do filme Olympia, que abordava os Jogos de Berlim. Ambos foram premiadíssimos. Ela se tornou assim a cineasta mais admirada pelo ditador Adolf Hitler, apesar de sempre haver negado o rótulo de nazista. Embora muitos questionem o conteúdo de suas obras, Leni deu inúmeras contribuições para o cinema de documentário. Foi a primeira a utilizar a câmera sobre um carro elétrico sobre trilhos, técnica com a qual registrou as provas de corrida. Como fotógrafa, ela realizou trabalhos sobre paisagens submarinas e povos africanos. Morreu de câncer, na Alemanha, na segunda-feira 8. Estava com 101 anos.

Morreu o locutor e apresentador Gotijo Teodoro. Ele
apresentou o Repórter Esso, um dos principais programas
jornalísticos da tevê brasileira das décadas de 50 e 60.
No Rio de Janeiro, de infarto. Na sexta-feira 5.

Morreram

o cientista criador da bomba de hidrogênio), Edward Teller. Ele detestava o apelido de “pai da bomba” e defendia a criação de armas cada vez mais poderosas, achando que com isso contribuiria para a paz. Nos EUA, de derrame, aos 95 anos. Na terça-feira 9.

• O cantor de música country americano Johnny Cash, ídolo do rock, ganhador de 11 prêmios Grammy e autor de sucessos como I walk the line e A boy named Sue. Em Nashville, nos EUA, de diabete e insuficiência respiratória, aos 71 anos. Na sexta-feira 12.