BELO MONTE
Chute no traseiro

BOECHAT_ABRE_IE-2164.jpg

 

Secretário-executivo da Comissão de Direitos Humanos da OEA, Santiago Canton recebeu cartão vermelho esta semana. Estava no posto havia dez anos. O argentino foi voz isolada no colegiado contra a recomendação feita ao governo brasileiro, em 5 de abril, para suspender a construção da usina de Belo Monte, no Pará. Sua demissão dias depois parece castigo. E é.

OLIMAPÍADA
Rumo a Londres

Um mês após o início da venda de ingressos para a Olimpíada de 2012, três mil brasileiros já garantiram seus lugares. A Tamoyo y Turismo, agência exclusiva para as vendas no País, informou que o futebol está na dianteira, com 600 ingressos comercializados. Algumas surpresas geram curiosidade. Hóquei sobre grama e saltos ornamentais, por exemplo, ocupam o 10º e o 11º lugares no ranking, à frente de esportes como vela, hipismo e tênis.

ECONOMIA
Saiu na frente

Os 860 milhões de euros que a Cidade de Deus Companhia Comercial de Participações pagará ao Banco Espírito Santo, por 4,1% das ações do Bradesco, indica que o banco brasileiro está com boa saúde financeira. Seu valor de mercado agora soma US$ 75 bilhões. O Itaú Unibanco, na cabeça, vale US$ 106 bilhões.

CINEMA
Próxima atração

Vem aí a Brasil Audiovisual. A empresa surge para atuar na distribuição de filmes nacionais, atividade hoje nas mãos dos grandes estúdios americanos. A BA quer explorar cinemas em grandes cidades do interior – as 2.200 salas existentes estão concentradas em 6% dos municípios brasileiros, segundo o Minc.

JUSTIÇA
Livro-bomba

BOECHAT_03_IE-2164.jpg

 

O desembargador José Eduardo Carreira Alvim, preso na Operação Hurricane, acusado de vender sentença, e punido pelo Conselho Nacional de Justiça, acaba de escrever um livro em que afirma provar sua inocência e deixa muito mal seus acusadores, inclusive um ministro do STF. A obra sairá em 45 dias por uma grande editora brasileira cujo nome ele, por ora, mantém em segredo.

SBPC
Hora da verdade

Vai haver disputa pelo comando da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência em junho. Helena Nader, candidata à reeleição, enfrentará Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras.  O professor da UFRJ, que Lula tirou da estatal dizendo que ele não tinha votos no Senado, tem agora a chance de mostrar sua força.

BANCO MUNDIAL
Fala, ministro!

BOECHAT_02_IE-2164.jpg

 

Diretores-executivos do Banco Mundial vão se reunir com Guido Mantega na quarta-feira 4. São eles que aprovam – ou não – todos os empréstimos da instituição, em Washington. Em que pese o poder que têm nas mãos, do ministro escutarão que o Bird precisa dar mais espaço para os emergentes em suas decisões. A agenda do grupo inclui visitas aos locais devastados por enchentes no início do ano, no Estado do Rio.

LUXO
Efeito dólar

BOECHAT-04-IE-2164.jpg

 

Não tem nada a ver com o fenômeno Kate Middleton e suas joias fenomenais. Mas o preço do diamante subiu à bagatela de 20% este ano no mercado internacional. As pedras com menos de um quilate, mais comerciais, tiveram alta ainda maior, de 25%. O preço, controlado por poucos grupos internacionais, foi corrigido para compensar a queda global do dólar, moeda que regula esse mercado.

ANEEL 1
Mãe é mãe

Se até os piores criminosos têm lá suas explicações, não haveria de faltar à Aneel “razões técnicas” para autorizar às distribuidoras de energia aumentos de tarifa superiores aos que elas próprias solicitaram. O carinho da agência, que prejudica 61 milhões de consumidores (em SP, RJ, MG e MS), foi divulgado na quarta-feira 27. Nos dois dias anteriores, a presidenta Dilma Rousseff prometeu combater “diuturnamente e noturnamente” a volta da inflação.

ANEEL 2
Meia-volta

BOECHAT-05-IE-2164.jpg

 

Na noite da quinta-feira 28, o presidente da Aneel, Nelson Hubner, recebeu um telefonema de Edison Lobão. A conversa foi azeda. O ministro de Minas e Energia reclamou da decisão da agência, boa para as distribuidoras de energia e contrária ao discurso do Governo. Hubner disse que faria algo para serenar os ânimos do Planalto. É viver para ver…

PENITENCIÁRIA
Dura realidade

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária está concluindo estudo sobre o sistema prisional de São Paulo – disparado
o Estado brasileiro com maior número de detentos (cerca de 160 mil). A situação mais crítica está nas delegacias policiais, com pessoas amontoadas em celas minúsculas. Em meio a um cenário muito ruim, a situação dos presos mais perigosos é um contraste. Como o sistema busca isolá-los, eles acabam ficando em celas bem mais espaçosas. Os dados serão divulgados nos dias 30 e 31 de maio, em reunião do colegiado em Brasília.

AÉREAS
País de todos

A caminho do Congresso de Inclusão e Exclusão, em João Pessoa, uma passageira surda tentou embarcar no Tom Jobim, na semana passada. Não conseguiu. Os painéis eletrônicos do aeroporto internacional do Rio de Janeiro não registraram a mudança
do portão de embarque. E a companhia aérea limitou os avisos ao sistema de som. Quando reclamou, foi “consolada” pela Gol com o cancelamento da multa para acomodá-la em outro voo.

MÚSICA
Bis

Milton Nascimento e o padre cantor Fábio de Melo estão recebendo vários convites para repetir o show que fizeram em Belo Horizonte, na semana passada. O repertório da dupla incluirá de sucessos como “Se eu quiser falar com Deus” a canções escritas pelo padre pop. Os dois mineiros se conheceram em 2010 durante apresentação da banda Roupa Nova.

TV JUSTIÇA
Furo de reportagem?

Mesmo sem bola de cristal nas mãos tem gente afirmando no mercado que a Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação é pule de dez na licitação que o STF realizará nos próximos dias para escolher a empresa que fornecerá mão de obra para operar a TV Justiça. O contrato em questão é milionário.

ARTE
Na intempérie

BOECHAT-07-IE.jpg

 

Inaugurado em 2008 no Itaim Bibi, um dos espaços mais valorizados de São Paulo, o Parque do Povo está com seu mais famoso personagem danificado. A escultura “Executivo Fugindo da Chuva”, da artista plástica Christina Motta, foi atacada por vândalos. Eles levaram exatamente o guarda-chuva do pobre homem.