Mundo

O casamento de conto de fadas cativa a imaginação do mundo

Cerimônia sem erros impressionou pela beleza e elegância

O casamento de conto de fadas cativa a imaginação do mundo

William da Inglaterra e Kate Middleton, a plebeia que agora é princesa, se converteram em marido e mulher numa cerimônia que encheu de entusiasmo e fervor as ruas de Londres e cativou a imaginação do mundo todo.

Tudo começou com Kate Middleton circulando de carro pelas ruas de Londres até chegar a seu destino, a Abadia de Westminster. No percurso, enquanto a imprensa tentava decifrar os detalhes de seu esperado vestido de noiva, ela foi ovacionada pelas pessoas aglomeradas nas calçadas e sorridente acenou durante todo o trajeto. "Você está linda", disse o príncipe William ao ver sua noiva usando um elegante vestido branco marfim, com uma longa cauda e discreta tiara.

Cerca de dois bilhões de pessoas em 180 países acompanharam a cerimônia pela televisão, pelo Youtube e redes sociais, ao mesmo tempo em que milhares de pessoas de todo mundo invadiram as ruas de Londres para o acontecimento mais midiático na Grã-Bretanha desde o casamento de Diana e Charles, os pais de William.

A cerimônia, cheia de música, pompa e cores, transcorreu diante de 1.900 convidados, entre eles membros das monarquias europeias, celebridades, líderes políticos e amigos do casal, que lotaram desde cedo a Abadia, decorada com um arvoredo e flores silvestres.

Com os cabelos levemente presos nas têmporas e protegidos por um véu sem muitos detalhes ou bordados, Kate usou uma tiara pequena e delicada, que, segundo especialistas, pertenceu à Rainha Mãe, combinada com brincos discretos e uma maquiagem com poucos brilhos ou cores, digna de um membro da família real.

A hora do sim

"Sim, aceito", disse William com voz firme, enquanto que Kate, com uma voz um tanto trêmula, pronunciou seu "Sim", prometendo ao príncipe "amá-lo, confortá-lo, honrá-lo e cuidar dele". Como mulher moderna que é, Middleton não se comprometeu em seus votos matrimoniais a "obedecer" ao marido.

Instantes antes de dizer o "sim, aceito", o príncipe William brincou rapidamente com seu então futuro sogro, segundo uma especialista em leitura labial que acompanhou a cerimônia de casamento pela televisão. De acordo com a especialista Tina Lannin, William disse "a gente tinha planejado fazer isso em família" ao ouvido de Michael Middleton, o pai da noiva. Lannin igualmente revelou as palavras que o príncipe Harry, irmão e padrinho do noivo, durante a chegada de Kate à igreja: "Pronto, ela chegou".

Depois de falar o "Sim", William, meio nervoso, colocou no dedo da esposa a aliança confeccionada por joalheiros galeses, que usaram uma pedra presenteada pela rainha Elizabeth em novembro. O príncipe Harry, irmão mais novo de William e seu padrinho, encarregado de levar a aliança à abadia, cumpriu seu papel, enquanto o noivo, de comum acordo com sua prometida, não usou aliança.

Depois dos votos nupciais, William e Kate foram declarado marido e mulher pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams. Na saída da abadia, os recém-casados foram recebidos por uma chuva de confetes e uma ovação estrondosa por parte da multidão. O casal entrou na carruagem real saudando e exibindo sorrisos ao longo de todo o percurso do cortejo nupcial, da histórica Abadia até o Palácio de Buckingham, sede da Coroa britânica.

Dois bilhões de convidados

Milhares de pessoas, que acamparam durante longas horas e, inclusive dias, à espera do casamento ovacionaram e aplaudiram o casal, agitando bandeiras britânicas. O casal fez o percurso numa carruagem fabricada em 1902, uma joia da frota da Coroa britânica, que foi cedida pela Rainha e que foi a mesma usada por Diana e Charles há 30 anos.

O tempo foi generoso e, apesar de nublado, não choveu, como previam os meteorologistas, permitindo que o passo a passo da cerimônia transcorresse sem maiores inconvenientes. No Palácio de Buckinghm, outra multidão apaixonada recebeu os recém-casados que ainda precisavam protagonizar mais um momento muito esperado do espetáculo.

A nova princesa, ao assomar ao balcão do palácio, não pôde deixar de exclamar um "uau!" ao ver o mar de pessoas aglomeradas diante do palácio. Os recém-casados se beijaram rápida e discretamente por iniciativa de William, que seguiu a tradição inaugurada por seus pais em seu casamento em 1981, no balcão enfeitado nas cores vermelhas e dourada para a ocasião. O casal trocou um segundo beijo momentos depois.

Antes de deixar o balcão, William e Kate admiraram ou um breve desfile aéreo, encerrando assim a parte pública do casamento. Os recém-casados em seguida se uniram aos 650 convidados da rainha para uma festa mais íntima, antes de descansarem um pouco para o jantar com cerca de 300 familiares e amigos mais próximos.

Duques de Cambridge

O príncipe William foi nomeado duque de Cambridge pela rainha Elizabeth II nesta sexta-feira e Kate Middleton se tornará duquesa de Cambridge após o casamento com o segundo na linha de sucessão à coroa, anunciou o Palácio. "O príncipe William se torna Sua Alteza Real o duque de Cambridge e a senhorita Catherine Middleton, após o casamento, se tornará Sua Alteza Real a duquesa de Cambridge", afirma um comunicado oficial.

A soberana decidiu conferir também ao neto os títulos de conde de Strathearn e de barão Carrickfergus, o que fará de Kate a condessa de Strathearn e a baronesa Carrickfergus. Catherine Middleton é também oficialmente a princesa de William de Gales, mas não a princesa Catherine, já que não nasceu como tal, mas é muito provável que a imprensa se refira a ela nestes termos.

Segundo a tradição, os homens da família real recebem seu título, geralmente mais de um, quando se casam. Os títulos são uma escolha do soberano. O ducado é o maior nível da nobreza britânica. O título de duque de Cambridge era considerado o favorito, sobretudo depois que a rainha visitou esta cidade universitária situada 80 quilômetros ao norte de Londres.

"É um lugar muito conhecido e acredito que terá ressonância entre o público", declarou à imprensa britânica Charles Kidd, editor da revista especializada Debrett’s Peerage. O último duque de Cambridge foi um famoso militar, o príncipe George, neto de George III, que também se casou com uma plebeia na era vitoriana. Já a última duquesa de Cambridge foi a famosa princesa de origem alemã Augusta Wilhelmina Louisa of Hesse-Cassel, esposa do príncipe Adolphus Frederick, primeiro duque de Cambridge, e mãe do príncipe George.