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BOM OLHO
Banderas fotografa desde a juventude

O pintor espanhol Pablo Picasso era fascinado por touradas. O gênio do cubismo via nesse espetáculo enraizado no inconsciente cultural de seu país muito mais que o sacrifício de um animal: para ele, o espetáculo envolvia um misto de sedução e luta, altamente impregnado de sexualidade e sentido trágico. O ator Antonio Banderas, 50 anos, que como Picasso nasceu em Málaga, na Andaluzia, também é obcecado pelo universo da tauromaquia e foi justamente esse tema que ele escolheu para a sua primeira exposição fotográfica chamada “Secretos sobre Negro”. A mostra de 23 imagens em grande formato, com dimensões de 75 cm X 100 cm, será aberta no dia 7 de junho na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. Acompanha uma retrospectiva do cineasta Pedro Almodóvar, com quem o ator voltou a filmar depois de uma pausa de duas décadas: Banderas é o protagonista do filme “La Piel que Habito”, selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes, que acontece em maio. O ator confirmou presença na abertura da exposição, que já passou por Nova York, Madri, Moscou e Buenos Aires, e vai leiloar sete imagens com renda revertida a uma instituição filantrópica. Ele chega uma semana antes para lançar o seu perfume The Secret, fabricado pela empresa de cosméticos Jordi, de Barcelona, de quem veio o convite para que fizesse o presente ensaio fotográfico.

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INVERSÃO
A mulher com traje de toureiro de “El Secreto” (à esq.) e as dançarinas
de flamenco em poses de penitentes de “La Balanza”

Embora esteja expondo pela primeira vez, o ator não descobriu a fotografia recentemente, impulsionado pelas facilidades das máquinas digitais: ele exercita o seu olhar há bastante tempo e isso fica patente na qualidade de suas imagens. Feitas em estúdio, sempre com fundo negro e com uma luz que remete à teatralidade, as fotos trazem uma forte autoria. Banderas buscou esse tipo de luz, que transporta as cenas para o universo dos mitos, justamente na sua memória dos tempos de teatro, quando iniciou sua carreira de ator nos palcos de Málaga, nos anos 1970: para fazer um bom espetáculo, bastava um palco, as paredes pretas e um holofote. A técnica do enquadre foi vindo aos poucos, quando a fama o colocou sob o foco de nomes como Helmut Newton e Herb Ritts, fotógrafos que, segundo ele, “convertiam uma sessão de retratos em uma experiência estupenda”. Deles, certamente, Banderas incorporou a fluida sensualidade, marca óbvia de suas imagens.

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TOURADA
O sacrifício do animal aparece com conotação sexual na imagem intitulada “Engalanada”

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Referências a enredos de óperas passadas na Andaluzia, como “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, e “Carmen”, de Bizet, são facilmente identificadas em alguns trabalhos. Num deles, por exemplo, duas sevilhanas enlouquecem de desejo um soldado, como acontece na obra de Bizet. O tema da duplicidade também aparece no retrato de duas jovens nuas diante do espelho, enquadramento diretamente inspirado na tela “La Maja Desnuda”, de Francisco Goya. Em todas essas cenas, ele recria situações em que as mulheres se mostram fortes e dominadoras. Assim explicou suas intenções: “Quis inverter as coisas e mostrá-las em papéis que normalmente são dos homens.” Em “El Juego”, por exemplo, uma modelo enfiada num “traje de luces” (a roupa do toureiro) domina um amante com os olhos vendados. Outra imagem de forte impacto, “Engalanada”, mostra uma mulher com uma faca em punho e um homem ferido nas costas: ele segura os chifres de um touro, referência direta ao momento em que o animal é morto com uma espada nas touradas. Como em Picasso, existe uma óbvia identificação entre a morte e o ato sexual.

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TRANSPARÊNCIA
O tema das três graças é reinventado na foto “Las Tristes Manolas”, cuja luz remete ao teatro

Essa visão psicanalítica da tauromaquia já havia sido mostrada pelo próprio Almodóvar no filme “Matador”, de 1986, o segundo que Banderas fez com o diretor espanhol. Na trama, ele interpreta um rapaz oprimido pela religião, chamado Angel. O garoto é obcecado por um ex-toureiro, que se envolve com uma advogada criminalista dona de um desejo doentio: como os astros da arena, ela mata os amantes no momento do gozo.

Tal identificação não tira a originalidade das fotos de Banderas, que prova ser definitivamente do ramo.

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AGRESSIVIDADE
Com esta imagem chamada “El Juego”, Banderas quis retratar uma mulher dominadora


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