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O artista francês Titouan Lamazou, 55 anos, viajou o mundo para fotografar, desenhar e filmar mulheres de diferentes culturas, religiões e condições sociais – e construiu assim um delicado mosaico do universo feminino. Além de retratar as suas personagens inseridas em seus respectivos contextos sociais, o artista as entrevistou e escreveu uma pequena biografia para cada uma. Entre elas, há 19 brasileiras, de seis Estados. Ele também fotografou na Mauritânia e na Palestina. Do vasto leque que vivenciou ao longo de sete anos, 200 perfis estão na exposição Mulheres do planeta, que chega a São Paulo para ocupar os três andares da Oca a partir da segunda-feira 11, depois de ter atraído 230 mil pessoas no Museu da Humanidade, em Paris. São ao todo três mil obras, entre elas duas mil fotografias e 50 filmes sobre um único tema: a mulher do século XXI.

Lamazou, que veio ao Brasil para a montagem da exposição, nasceu em Casablanca (Marrocos) numa família francesa, mas passou a maior parte de sua vida viajando e estudando os diferentes países que visitou. “Eu sou um ser nômade. A ideia de casa ou lar, para mim, é simplesmente estar num lugar onde me sinta bem”, diz o artista. Muitas das aventuras vividas por ele aconteceram em longas travessias de veleiro, outra grande paixão do pintor e desenhista e que lhe rendeu em 1991 o título de campeão mundial de regata oceânica. As suas experiências nos mares foram registradas em diários de viagem e publicadas na França, nos anos 1990, pela editora Gallimard.

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Desde o início de 2002, Lamazou está voltado para essa nova aventura artística de retratar mulheres, movido pelo interesse e pela sedução que o universo feminino lhe desperta: “A história da mulher no mundo e a sua inserção nas diferentes culturas me impressionam.” Há seis anos foi homenageado pela Unesco com o título de Artista pela Paz. Camponesas, advogadas, artistas, refugiadas políticas e professoras são reverenciadas em seu papel na sociedade por meio de fotos, vídeos, desenhos, pinturas, e também através da mais direta forma de expressão, o texto escrito. Todas essas mídias visam apenas a um objetivo: imprimir ao conjunto da obra uma perspectiva estética, política e social.