POLÍTICA
Saída antecipada

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, avisou ao Planalto que gostaria de antecipar para setembro sua saída do cargo, de olho na disputa pelo governo da Bahia. O prazo final é abril. Quando sair, a pasta vai continuar com o PMDB.

MEDICINA
Causa da tristeza

O Brasil, os EUA e a França pesquisarão como funciona o cérebro de quem nasceu com insensibilidade para a dor. O estudo começará no mês que vem sob a batuta de Antonio Damasio, diretor da Universidade da Califórnia. A área do cérebro onde se dá a dor física e a psicológica será mapeada. Com isso, vai se conhecer o mecanismo da tristeza e da depressão. Vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, Jorge Costa e Silva dirigirá a pesquisa em nosso país.

ELEIÇÕES
Mãos dadas

De olho nas eleições de 2010, o TSE está recorrendo ao TCU. O acordo de cooperação entre os dois órgãos que será assinado até o fim do mês possibilitará que as contribuições feitas aos partidos políticos sejam auditadas com o rigor comum ao Tribunal de Contas.

FAB
Tiro mortal

A coluna teve acesso a relatório do Comando da Aeronáutica sobre a compra de novos caças da FAB. O texto abate em solo o supersônico americano F-18 Super Hornet. Ouvido a respeito, um brigadeiro confirmou que o francês Rafale e o sueco Gripen estão algumas asas à frente do jato da Boeing na concorrência, de US$ 2 bilhões.

AMAZÔNIA
Fogo brando

Na terça-feira 20, o Inpe divulgará novo relatório sobre o desmatamento na Amazônia, relativo a fevereiro, março e abril. A análise preliminar das imagens colhidas pelo satélite justifica algum otimismo. A área de floresta destruída caiu mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. O número absoluto ainda é assustador, mas muito menor.

EDUCAÇÃO
Aperto

Até o fim de junho sairão as novas regras para o recredenciamento de universidades no Brasil. O Conselho Nacional de Educação e o MEC vão arrochar a avaliação. Faz sentido. Das 183 instituições, 74 não oferecem um só curso de doutorado e/ou mestrado aos alunos.

TEVÊ
Chão próprio

Um dos destaques de Caminho das Índias, Bruno Gagliasso acaba de comprar propriedade com 22 mil metros quadrados em Pedro do Rio. Na valorizada cidade da região serrana fluminense, outros atores globais já fincaram os pés, como Giovanna Antonelli. Áreas desse porte costumam abrigar clínicas psiquiátricas que tratam pacientes com esquizofrenia, doença de Tarso, papel que o ator vive na trama das 20 h de Glória Perez.

SOCIAL
Paixão no ar

Nas rodas da alta sociedade no eixo Rio-São Paulo, o zum-zum-zum do momento registra um novo romance, unindo o franco-argentino Luiz Favre (ex-marido de Marta Suplicy, com quem viveu por oito anos até fevereiro) e a socialite Milú Villela (a maior acionista individual do Banco Itaú).


CULTURA
Racha

O Instituto Brasileiro de Museus que surge nesta segunda-feira 11 nasce sob o clima da discórdia. Presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas, Angelo Oswaldo é crítico de primeira hora:

"O Ibram é um projeto personalista de José Nascimento (que Lula nomeou como presidente); divide o Iphan e enfraquece a política cultural do País".

MINAS
Até aqui…

Com convite para entrar no 23 (PPS), o que Itamar Franco deseja hoje é disputar uma vaga para o Senado por Minas Gerais, em 2010. Ser vice na chapa de José Serra é algo que não passa por sua cabeça. Apesar de que, tratando-se do ex-presidente, tudo pode mudar, num piscar de olhos.

MEIO AMBIENTE
Fonte palaciana

Já se sabe quem apresentou Lula àquela perereca ameaçada que atrasou em sete meses uma obra federal no Rio Grande do Sul. A história lhe foi contada por Evaristo Miranda, pesquisador da Embrapa festejado pelo agronegócio. Na sexta-feira 8, o ministro Carlos Minc deu o troco. Disse que Miranda levou ao Planalto falsos mapas das áreas restritas à atividade agrícola. "Ele mudou os dados em mais de 30% para convencer o presidente." Pelo visto, conseguiu.

BUROCRATAS
Nas nuvens

De janeiro a março aconteceram 35 acidentes aéreos no Brasil, com 34 mortos. Nessa toada, 2009 arrisca totalizar números piores que os do ano passado (153 e 59, respectivamente). Num dossiê sobre "falhas na fiscalização da segurança aérea", técnicos do extinto DAC ironizam "o festival de viagens de funcionários da Anac ao Exterior". No primeiro trimestre foram 89, com 461 dias de ausência.

ENERGIA
Tempo fechado

Mal-estar no conselho de administração da Cemig. Seus membros não foram ouvidos pela diretoria da estatal, na compra, por R$ 2,33 bilhões, de 65% do capital da Terna Participações, holding gigante de transmissão de eletricidade. Os conselheiros terão que ratificar o negócio e alguns ameaçam não fazê-lo.

MERCADO
Estaca zero

Para tristeza do Banco Rothschild, um dos envolvidos na intermediação, a Shell desistiu de analisar a compra do Cosan, um dos maiores produtores de açúcar e etanol do mundo. As oscilações nas exigências de Rubens Ometto, controlador do grupo paulista com sede em Piracicaba, levaram a instituição inglesa a jogar a toalha.

JUSTIÇA
Anos depois

Pela primeira vez, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça indenizará não familiares, mas quem sofreu com os combates na guerrilha do Araguaia. Cerca de 120 pequenos agricultores que viviam na região do conflito, no Pará, há 37 anos. Eles passarão a receber um benefício mensal da União. Os primeiros cheques serão entregues nos dias 18 e 19 de junho, quando a Caravana da Anistia passará pelo Araguaia.