Tecnologia & Meio ambiente

Século 21

Século 21

Dick Tracy

O futuro da informática é tornar inteligentes todos os objetos cotidianos. Um exemplo foi destaque na Comdex, a feira tecnológica que ocorreu semana passada em São Paulo. Além de mostrar as horas, o relógio Mega Watch (foto), da Leadership, funciona como disco rígido com saída USB, para ligar ao PC. Ele vem com 32 MB ou 128 MB e guarda fotos, textos e músicas em mp3. O modelo mais simples custa R$ 400.

Desculpa esfarrapada

Sob pretexto científico, a Islândia retomou a caça às baleias, proibida no mundo desde 1986. Na terça-feira 19, foi morta a primeira baleia minke das 38 que o país vai capturar em seis semanas. Os cientistas islandeses juram estudar os hábitos alimentares dos mamíferos para controlar a escassez de peixe na região. Alegam que as 43 mil baleias que vivem ali engolem mais de dois milhões de toneladas de peixe ao ano. Os EUA ameaçam retaliar com o boicote aos produtos da terra da cantora Björk.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Movido a Sol

Pesquisadores americanos e franceses sequenciaram o genoma de quatro micróbios, os principais microorganismos que formam os fitoplânctons dos oceanos. Eles são considerados a base da cadeia alimentar marinha. O trabalho vai permitir decifrar como essas formas de vida produzem energia, uma vez que elas transformam a luz do Sol em energia química
e têm papel importante em absorver gás carbônico da atmosfera.

Batatinha light

Se depender da gourmet americana Randy Blaun, dentro de pouco tempo será possível comer batata frita com a mesma quantidade de nutrientes e fibras de uma porção de brócolis. E com menor teor de carboidratos, cerca de 7 gramas contra 140 gramas das batatinhas normais. O segredo é misturar a batata com couve-flor, clara de ovo e caseinato de cálcio (um derivado do leite) e fritar a massa em óleo de canola.

Satisfação total

Demorou, mas enfim os Rolling Stones se renderam à internet. Desde segunda-feira 18, os assinantes do serviço online Rhapsody pagam 79 centavos de dólar para imprimir em CD cada uma das 200 músicas gravadas pela banda até 1971. Outras 300 faixas cantadas por Mick Jagger (foto) podem ser ouvidas diretamente no site. Enquanto isso no Brasil, o ministro Gilberto Gil propôs a criação de um sistema de venda de discos em que se usaria um cartão magnético para escolher as músicas e gravar CDs em máquinas eletrônicas iguais a caixas de banco.

 

Sussurro

Quem costuma berrar para se fazer ouvir ao celular em lugares movimentados em breve não terá mais desculpa. Isso porque engenheiros coreanos criaram
um minúsculo microfone capaz de captar sussurros em qualquer ambiente, mesmo os barulhentos. A engenhoca melhora
a recepção da fala e usa um filtro
contra ruídos externos.

Veja também

+ Seu cabelo revela o que você come (e seu nível socioeconômico)

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?