i113123.jpg

CRISE Noemi Letizia usa o colar dado por Berlusconi (com a imagem da ex-mulher ao fundo): briga pública

Não é de hoje que o primeiroministro da Itália, Silvio Berlusconi, 72 anos, se envolve em polêmicas. A última fez com que sua mulher, a ex-atriz Veronica Lario, 53 anos, pedisse o divórcio na semana passada. A gota d’água foi a festa de aniversário de 18 anos de Noemi Letizia, filha de um amigo e aliado político de Berlusconi, em Nápoles.

i113124.jpg

O presente do primeiro- ministro para a jovem foi um colar de ouro e brilhantes. Segundo pessoas que estiveram na festa, Noemi chamava Berlusconi de "papi". "O que mais me surpreendeu é que ele nunca esteve em nenhuma das celebrações de 18 anos de seus filhos, apesar de ter sido convidado", afirmou Veronica à imprensa italiana.

Depois do episódio, Veronica e Berlusconi passaram a semana trocando farpas pelos jornais. A mulher do primeiro-ministro insinuou que ele teria tido um caso com Noemi. "Meu casamento está acabado. Não posso ficar com um homem que se encontra com menores", teria dito Veronica a uma amiga, segundo o jornal italiano La Repubblica. "Por 30 anos nunca lhe fiz mal, sempre tentei ajudá-lo.

Ninguém pode dizer que lhe crio problemas políticos com minha decisão e que sou guiada pela esquerda", disse Veronica ao jornal italiano La Stampa. Os dois têm três filhos: Barbara, 24 anos; Eleonora, 22, e Luigi, 20. O primeiro-ministro tem mais dois filhos do primeiro casamento: Marina e Piersilvio.

Berlusconi desmente as acusações da mulher. "Não posso suportar isso. Sou amigo do pai dela e ponto final. Tudo me parecia tão claro e límpido que não podia imaginar este castelo de mentiras", afirmou o primeiroministro ao La Stampa. Diante da crise conjugal ele disse que daria prontamente o divórcio, mas não sem exigir da mulher um pedido de desculpas público. Vaidoso, fã de cirurgias plásticas e implantes de cabelo, Berlusconi já havia despertado a fúria de Veronica no fim de abril, quando a imprensa italiana divulgou que entre as pré-candidatas do partido de Berlusconi, o PDL, estariam 25 beldades pinçadas de passagens pela televisão, entre cantoras, atrizes e modelos.

Não é a primeira vez que o casal lava roupa suja em público. Em janeiro de 2007, a mulher de Berlusconi mandou uma carta ao jornal La Repubblica criticando o marido pelo comportamento desinibido com mulheres bonitas e de pouca idade. Na ocasião, Berlusconi disse a jovens em um programa de tevê italiano que casaria com elas se já não fosse casado.

Como se uniram em regime de separação de bens, se consumada, a separação não deve abalar o patrimônio de Berlusconi, estimado em cerca de 6 bilhões de euros, ou R$ 17 bilhões. Resta ao primeiro-ministro esperar que sua imagem permaneça sem tantos arranhões também, diante das eleições em junho para o Parlamento Europeu. O partido irá concorrer com a candidatura de Barbara Matera, ex-candidata a Miss Itália que atualmente trabalha como modelo e atriz.