i111558.jpg

ALÉM DA ESTÉTICA Realizar alongamento e usar calçados confortáveis previnem dores

Eles nem sempre recebem a atenção necessária. Mas a verdade é que o desgaste diário a que são submetidos os 26 ossos, 33 articulações e mais de uma centena de tendões que compõem a estrutura do pé exige muito mais que cuidados estéticos. E a negligência com que em geral são tratados resulta em um preço alto. Uma pesquisa feita pela Associação Médica Americana de Podiatria mostrou que a maioria das pessoas sente dor nos pés, algumas a ponto de ficarem impedidas de realizar atividades diárias.

A dor pode ser resultado de várias condições (leia quadro abaixo). Uma das mais comuns é a prática inadequada de atividade física. "Durante uma corrida, por exemplo, o peso do corpo é multiplicado por dez", afirma o ortopedista Jorge Mizusaki, da Universidade Federal de São Paulo. "Se o praticante não tiver um preparo e tênis apropriados, pode sofrer danos nos pés."

Há várias maneiras de amenizar os impactos. Depois de um dia usando salto alto, recomenda-se alongar os músculos da panturrilha, da coxa e da região do calcanhar. Na hora de realizar exercícios físicos, o praticante deve escolher um calçado que suavize o impacto dos movimentos. Pessoas diabéticas, além de controlar a doença, devem usar sapatos confortáveis – há modelos para esses pacientes, que não apertam os dedos. Eles também devem evitar andar descalços para não expor os pés a machucados difíceis de cicatrizar.

i111560.jpg