Oásis submarino

O Rio de Janeiro vai ganhar um recife artificial feito a partir das estruturas metálicas de antigas plataformas de petróleo. O projeto, elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Petrobras, tem o objetivo de criar um viveiro marinho. Isso porque qualquer objeto colocado no fundo do mar tende a acumular vegetação, que atrai algumas espécies de ouriços e estrelas-do-mar, até que se forme uma cadeia alimentar. Os pesquisadores acreditam que graças a esse oásis submarino a quantidade de peixes na região deve aumentar em dois anos.

Vida prática

Entre as novidades apresentadas na 2ª Brasiltec, feira de inovações tecnológicas que aconteceu na semana passada em São Paulo, duas chamaram a atenção: o prego líquido e a bicleta dobrável. A primeira promete facilitar a vida de quem gosta de consertar coisas, pois é uma poderosa cola sem solventes nem substâncias tóxicas que funciona em qualquer superfície e sob qualquer temperatura. Já a bicicleta, deve agradar pela praticidade e pelo design futurístico. Feita em duralumínio, ela é mais leve do que as tradicionais e cabe em todos lugares.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Clone de raça

Pesquisadores italianos anunciaram na última edição da revista Nature o nascimento do primeiro cavalo clonado. A notícia causou rebuliço entre criadores de equinos, já que abre as portas para a produção em série de cavalos campeões. Batizado de Prometea, o animal da raça Haflinger tem dois meses, pesa cerca de 100 quilos e é gêmeo idêntico de sua mãe, que lhe forneceu o material genético.

Vida em Marte

A Nasa, agência espacial dos EUA, anunciou a missão escolhida para ir a Marte em 2007. Com chegada prevista para o ano seguinte, a nave terá como tarefa enviar sinais mais claros de vida no planeta vermelho. A sonda não tripulada, batizada de Fênix, deve aterrissar numa região onde foi detectada grande quantidade de água congelada pela sonda Mars Odyssey. Além de confirmar a descoberta da Odyssey, a Fênix deve procurar rastros de compostos orgânicos.

Aventura infantil

As crianças de seis anos ou mais vão poder se divertir com Nemo, o peixe-palhaço, também em casa. No rastro do sucesso do filme chega às lojas o game Procurando Nemo (R$ 50). Produzido pela Disney-Pixar, o CD-ROM, que roda tanto em PC como em Macintosh, reproduz a história e mantém a mesma fantasia do filme. A diferença é que no computador o reencontro de Marlín e Nemo está nas mãos do pequeno jogador, que deverá ajudar pai e filho a resolver vários desafios e atividades, como sair vivo de um submarino afundado.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias