Viva Bem

Felicidade contra a gripe

Pessoas de bem com a vida tendem a se resfriar menos do que aquelas mais deprimidas ou nervosas. A conclusão é de um estudo feito por cientistas americanos, publicado na última edição da revista científica Medicina psicossomática. No trabalho, os pesquisadores compararam as reações do organismo de indivíduos mais felizes e de pessoas com sentimentos negativos à exposição aos vírus causadores de resfriados. Eles verificaram que aqueles que apresentam sentimentos positivos se infectam menos do que os demais e, quando ficam doentes,
têm os sintomas mais leves.

Viva Bem

Doce hidratação

A Fiorucci colocou no mercado mais dois de seus produtos à base de mel. O primeiro é o banho cremoso, enriquecido com vitamina E. O outro é um óleo hidratante que, além do mel, também apresenta macadâmia (noz australiana). Os artigos prometem devolver maciez à pele.
 

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

No frio, contraímos os músculos para reter calor, o que causa dificuldade de movimentos. Quanto mais baixa estiver a temperatura, maior deverá ser a duração do aquecimento. O ritmo do aquecimento deve ser lento, levando a um aumento gradual da temperatura corporal. Portanto, não se esqueça: nessa época do ano, o alongamento deve ser mais forte e o aquecimento mais duradouro para evitar distensões de músculos e tendões.

Viva Bem

Indicado para eles

O cirurgião Miguel Srougi, professor da Universidade Federal de São Paulo, acaba de lançar um livro com tudo o que eles queriam saber sobre a próstata e
não tinham coragem de perguntar. Na obra Próstata: isso é com você, o urologista explica como ela funciona e as alterações – benignas ou malignas – que podem surgir na glândula.

Viva Bem

Toxoplasmose

Tive toxoplasmose quando era bebê. É possível eu ter um filho com o mesmo problema?
Luiza Aparecida Pereira, Três Pontas, MG

A toxoplasmose é uma doença transmitida pelo protozoário toxoplasma. Geralmente, a contaminação acontece pela ingestão de carne de gado mal passada ou pelo contato com fezes, principalmente de gatos. Nos adultos, na maioria dos casos não há necessidade de tratamento. A toxoplasmose pode causar consequências quando a mulher adquire a doença durante a gravidez e a transmite ao bebê. Se o problema atingir o feto no primeiro trimestre, pode prejudicar sua formação. Quando a criança nasce, há chances de ocorrerem sequelas, como a perda da visão. Se o diagnóstico é feito a tempo, são indicados remédios para a mãe se tratar e diminuir as chances de contaminação do bebê.
Artur Timermann, infectologista de São Paulo

Pele

Tenho pequenas lesões no braço que foram diagnosticadas como mucinose folicular. O que é isso? Há tratamento?
Rachel Almeida, por e-mail

A mucinose folicular é uma doença que atinge a estrutura onde nasce o pêlo (folículo pilossebáceo). Ainda não se sabe qual é a causa do problema. Ele se manifesta por meio de placas que surgem no nariz, na face e nos braços. A mucinose pode ser controlada, por exemplo, com cremes à base de ácido retinóico ou esfoliantes apropriados para o caso. O dermatologista poderá indicar o melhor tratamento.
Mônica Aribi Fiszbaum, dermatologista

Viva Bem
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br