As férias de julho serviram como um ótimo pretexto para a indústria lançar uma enxurrada de novos jogos. De luta a ação, passando
por estratégia, corrida e simulação de vôo, há títulos para todos os gostos.

Para os fãs de corrida, a grande atração é Colin McRae Rally 3 (R$ 100), que coloca o jogador na pele do piloto de rali Colin McRae, campeão mundial off-road. A bordo de um Ford Focus RS WRS, o jogador enfrenta situações adversas, como os pilotos na vida real. Tempo chuvoso, seco ou nebuloso, curvas fechadas e terrenos com armadilhas são apenas alguns dos obstáculos. O candidato a piloto mostra sua destreza ao volante de carros como o Mitsubishi Lancer EVO 7, o Subaro Impreza WRX e o Fiat Punto Super 1600, nos ralis do Japão, dos Estados Unidos, da Espanha, Suécia, Finlândia, Grécia, Austrália e Inglaterra.

No começo de agosto desembarca um dos mais aguardados lançamentos do ano. O Flight Simulator 2004 (R$ 110) celebra 20 anos com uma edição comemorativa que recupera uma série de acontecimentos da história da aviação. Lançada a cada dois anos, a linha já vendeu cerca de 20 milhões de cópias. Na versão 2004, a novidade fica por conta das aeronaves históricas, como o Ryan NYP “Spirit of St. Louis”, de Charles Lindbergh, o Douglas DC-3, primeira aeronave usada em vôos comerciais, e o Wright Flyer, pilotado pelos irmãos Wright, que os americanos insistem em considerar os pais da aviação. Faltou o 14-Bis, do brasileiro Santos Dumont, que fez o primeiro vôo em Paris, em 1906. A Microsoft brasileira promete suprir a falha ao incluir em seu site na internet o avião para quem quiser fazer download.

Novos recursos multimídia permitirão que os jogadores conheçam os detalhes de cada uma das 24 aeronaves disponíveis, pilotos e fatos da história da aviação. O Flight Simulator terá um sistema meteorológico dinâmico, que se alimenta automaticamente de informações reais obtidas pela internet, além de efeitos visuais de grande realismo e painéis de controle em 3D interativos.

No rastro do filme de Hollywood, o
jogo Hulk (R$ 80) leva para os PCs e consoles de videogame GameCube, PlayStation e Xbox a eterna luta entre o perturbado cientista Robert Bruce Banner e seu enraivecido alter ego, Hulk. Sucesso nos quadrinhos e na tevê, o personagem criado por Stan Lee, da Marvel, não pode ficar nervoso porque literalmente vira bicho. No game, além de encontrar seu destino, Dr. Banner e Hulk terão de derrotar o Líder, o vilão que planeja invadir o mundo com seu implacável exército do mal. O jogador controla o Dr. Banner para solucionar enigmas, invadir sistemas de segurança e, claro, lutar
na pele do monstro verde.

Quem estava à espera da nova aventura da sensual arqueóloga Lara Croft ainda vai precisar esperar até agosto, quando deve chegar às lojas Tomb Raider: The Angel of Darkness (R$ 110). No centro do mistério estão cinco pinturas do século XIV que um sinistro alquimista busca reaver. Acusada de assassinar seu mentor, a heroína está foragida da polícia e mergulha num mundo sombrio de traição e vingança. A caçada poderá tanto libertá-la das trevas quanto despertar poderes capazes de colocar em risco o planeta.

Celular – Ainda incipiente no Brasil, a jogatina invadiu os telefones celulares. Na Europa e na Ásia, ela virou febre. Basta fazer o download dos games na internet, cada um vendido entre US$ 4
e US$ 5. Não se pode esperar cenários elaborados ou efeitos especiais, dadas as limitações do aparelho. Muitos games são traduções de jogos consagrados, como Pac-Man e Tetris. A alemã Siemens, em parceria com a fabricante de games Devworks, está de olho no mercado promissor. Ainda este mês vai lançar o Truco, que terá duas versões, a mineira (manilha velha) e a paulista (ponto acima), e no começo do segundo semestre será a vez de levar as emoções do campo de futebol para os celulares. Os jogos podem ser baixados no site www.my-siemens.com.br.