Rogério Cardoso sai de cena no auge da carreira
Aos 66 anos de vida e 51 de carreira, o ator e comediante Rogério Cardoso nem pensava em aposentadoria. Depois de uma sequência de personagens de sucesso, ele vivia a sua melhor fase profissional. Interpretava a personagem Seu Flor, do programa líder de audiência da Rede Globo, A grande família. O ator começou a sua carreira no rádio. Depois estreou no teatro e apresentou-se em mais de 40 espetáculos. Na quinta-feira 24, o coração lhe falhou – e Rogério Cardoso foi fulminado por um infarto em sua residência no Rio de Janeiro. Os seus papéis de maior sucesso foram o Salgadinho da novela Explode coração (que o levou a se eleger vereador sob esse pseudônimo) e Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo.

Sem culpados

Para vingar a morte de quatro colegas, 40 policiais civis e militares, todos encapuzados e armados até os dentes, invadiram na madrugada de 30 de agosto de 1993 a favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro. Com a certeza da impunidade eles executaram 21 pessoas. As imagens da fileira de cadáveres correu o mundo. Até agora, entre todos os acusados apenas cinco foram condenados e somente dois, presos. Na quinta-feira 23 o 2o Tribunal do Júri absolveu nove policiais a pedido do próprio Ministério Público. O promotor Paulo Rangel convenceu o júri de que foi forjada uma fita com gravações envolvendo os réus.

Realizado o primeiro transplante de língua

Uma equipe de cirurgiões austríacos realizou pela primeira vez no
mundo, na segunda-feira 21, um transplante de língua. O paciente tem 42 anos e precisou dessa cirurgia, que demorou 14 horas, porque teve
a sua língua destruída por um câncer. Ele não terá mais paladar mas poderá voltar a falar. Segundo a diretoria do Hospital Geral de Viena, o estado geral do paciente é “estável”. É muito alto o risco de rejeição num transplante como esse.

Irmãs separadas

Cirurgiões de Cingapura separaram na terça-feira 22 duas irmãs siamesas de quatro meses. Elas são coreanas. Estavam ligadas pela parte inferior da coluna vertebral.

Coordenador de Bangu é morto

O coordenador de segurança do complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, Paulo Roberto Rocha, foi assassinado na noite de quinta-feira 24. Ele dirigia pela avenida Brasil quando foi executado por dois homens numa motocicleta. Faleceu a caminho do hospital. Rocha recebia ameaças para não depor sobre o assassinato de seu irmão, supostamente cometido por traficantes.

Presos 46 extraditáveis

Na quinta-feira 24, a Justiça argentina pediu a prisão preventiva
de 46 pessoas acusadas de praticar tortura durante a ditadura militar daquele país. A ordem é o primeiro passo para a oficialização do pedido de extradição, o que havia sido proibido pela gestão de Fernando de
la Rúa. O atual presidente, Néstor Kirchner, cogita da possibilidade
de revogar esse decreto.

Preso

pela polícia israelense o estelionatário Oded Golan que anunciou ter encontrado uma urna funerária que teria pertencido a Tiago, irmão de Jesus. Era tudo mentira. Em Jerusalém. Na terça-feira 22.

Morreu

o vereador James Davis, em tiroteio na Câmara dos Vereadores de Nova York. Os tiros foram disparados por seu adversário político Othniel Askew, que acabou morto por policiais. Na quarta-feira 23.

Nelsinho e a bandeira

Em uma cerimônia rápida, o piloto da Fórmula-3 inglesa Nelsinho Piquet, filho do tricampeão de Fórmula-1 Nélson Piquet, fez na sexta-feira 25, dia em que completou 18 anos, o juramento à Bandeira no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília. Nelsinho, que nasceu na Alemanha e tem dupla cidadania, brasileira e holandesa, recebeu também o certificado de dispensa do serviço militar junto com seu primo, que também se chama Nélson Piquet.

Nova presidência

A Fundação Abrinq, ONG pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, tem um novo presidente. Na terça-feira 22, o advogado e consultor de empresas Rubens Naves assumiu o cargo, que pertencia ao empresário Hélio Mattar. Naves se disse disposto a contribuir para influenciar ainda mais as políticas públicas no âmbito dos direitos humanos.