A noite, a temperatura cai para perto de zero. É frio mesmo, mas a temporada de inverno em Campos do Jordão – uma pequena cidade com apenas 44 mil habitantes, localizada a 167 quilômetros de São Paulo e 342 do Rio de Janeiro – se transforma neste mês para receber mais de um milhão e meio de pessoas que vão deixar na cidade cerca R$ 50 milhões. É uma festa – para a prefeitura, para as empresas que sobem a serra da Mantiqueira para mostrar seus produtos, para os turistas, geralmente de classe média alta, e para os moradores, que vivem um súbito e passageiro aumento no número de empregos. Têm jovens em busca de baladas, crianças que se esbaldam no mundo de diversões, idosos interessados em andar pelas ruas e respirar ar puro, gays, namorados, casais em lua-de-mel, executivos fazendo negócios.

É quase uma ilusão de que a vida realmente é bela. Quem nunca viu um cavalo árabe encontra muitos na Hípica Tarandu, sede do Festival de Inverno promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (Abcca). Não só os criadores, mas também o público em geral, podem participar de uma série de atividades, além de ter a oportunidade de ver de perto a beleza, versatilidade e performance da raça. Celebridades do mundo econômico vão passar por lá, entre eles David Boggs, o maior empresário dos negócios de cavalo árabe do mundo.
Os cavalos árabes, quem diria, podem ser alugados para passeios e provas – um verdadeiro desaforo para os donos dos pangarés e das charretes que desfilam com crianças pra lá e pra cá, a um aluguel que dispara em julho (leia quadro). A “concorrência”, na verdade, não existe. Neste mês de férias os cavalos árabes, os pangarés e as charretes enfeitadas com bonecas velhas e super-heróis em fim de carreira não param de trabalhar. É o mês de ouro.

Para maridos esfolados (nos pés e nos bolsos) de tanto dar voltas em torno da principal praça do bairro Capivari, um paraíso de compras, a boa notícia: o Festival de Inverno de Campos de Jordão continua sendo um verdadeiro salão do automóvel, onde as principais marcas da indústria automobilística apresentam suas linhas e até lançamentos. A Audi e a Mercedes, por exemplo, donas de marcas de carros de luxo, estão lá, prontas para oferecer tratamento supervip a todos os visitantes. Numa instalação portentosa, a Audi mima seus clientes com comidinhas, jogo de snooker, curso de degustação de vinho e até massagem relaxante. Tudo isso, é claro, ao lado dos últimos lançamentos da marca, como o recém-chegado S4 com motor V8, que custa a bagatela de R$ 500 mil.

Quer sonhar mais alto ainda? Siga para o Espaço Ferrari, no qual a principal novidade será a jaqueta de treino oficial da escuderia italiana de Fórmula 1 (com a inscrição de todas as patrocinadoras), por R$ 500, e a apresentação, inédita, da linha infantil de confecções da marca. Outra atração: o car show Ferrari de F-1, cedido pela Shell do Brasil. Patrocinadora do Espaço Ferrari, a Samsung vai disponibilizar de dois monitores de plasma de 63 polegadas com filmes de corridas de Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

Jorra dinheiro na cidade que nasceu como distrito em 1915 (a autonomia política e administrativa veio em 1934) para tornar-se um local para tratamento de saúde e, ainda que continue fazendo bem à saúde, transformou-se num dos principais pontos turísticos do País e, nas férias de julho, um agitado centro de negócios. A maionese Hellmann’s escolheu o inverno de Campos do Jordão para inaugurar a sua primeira lanchonete no mundo, um investimento de R$ 200 mil que vai ficar na cidade até 31 de julho. No cardápio, lanches e saladas incrementadas em um espaço onde cabem até 60 pessoas sentadas. “A cidade fica tão cheia nessa época do ano que acaba sendo o melhor lugar para popularizar ainda mais a marca”, afirma Felipe Mendes, gerente de marketing de molhos da Unilever, empresa da qual a Hellmann’s faz parte. O badalado chef italiano Alessandro Segato, proprietário dos restaurantes Risotteria e Empório Segato, em São Paulo, também decidiu levá-los para a temporada em Campos do Jordão. Lá, o primeiro restaurante muda de nome e vira Risotteria in Montagna. “Não gosto de falar em valores, mas o investimento foi grande. O retorno não é tanto financeiro, mas vale a pena por ficar mais conhecido por este público”, diz Segato.

A operadora de telefonia Vivo, associação da Portugal Telecom e Telefonica, gastou um bom dinheiro (fala-se em R$ 500 mil) só para dar o nome ao shopping center que o empresário João Dória Júnior monta durante a temporada de inverno há oito anos. Sua principal concorrente, a TIM, não deixou por menos. Junto com a Motorola, fabricante de aparelhos celulares, está dando o seu nome a um restaurante conhecido e à boate Phoenix. “Optamos por mostrar nossos produtos e participar do lazer das pessoas”, diz Pablo Larrieux, gerente de marketing da TIM, que estréia na cidade. As duas empresas estão patrocinando alguns dos principais eventos da temporada e lançando modelos de celulares com câmara fotográfica que permitem enviar e receber na telinha do telefone imagens e dados.

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Bem no centro de Capivari, a Estação Campos, que tem o apoio da tevê Globo, propõe levar diversão, entretenimento, cultura e qualidade de vida à população e seus visitantes. Destaque para os jogos de rede onde um avançado sistema possibilitará a conexão entre computadores para jogos interativos. Um dos jogos disponíveis será o Counter Strike, a atual febre entre os jovens. Ali, o público também poderá assistir ao consagrado festival de dança, com apresentações de grandes grupos brasileiros de balé clássico, jazz, flamenco, street dance, dança do ventre, hip hop e aeróbica. A Estação Campos conta também com avaliação física, oficinas de marchetaria e reciclagem de materiais, exposição de plantas fitoterápicas, gincana e teatro infantil.

Até cachorros recebem tratamento especial na temporada. A Nestlé resolveu investir em sua marca de ração para cães e gatos e preparou uma série de atividades especiais para os animais de estimação que também sobem a serra com seus donos. A empresa preparou um pet shop, sistema de avaliação da condição física dos animais, além de passeios e provas para cães treinados. São cães privilegiados, como quase todos os turistas que passam por Campos do Jordão neste friorento julho. Levantamento realizado na temporada de 2002 mostrou que 91% dos visitantes são da chamada classe A e 27% têm renda mensal superior a R$ 14 mil. “Todo mundo sabe que o público que vem aqui tem poder de compra alto”, diz Tércio Laurelli, secretário de Turismo da cidade, que contou no último feriadão cinco automóveis Ferrari passeando pelas ruas da cidade. Levando-se em conta que o modelo mais barato desta máquina cobiçada custa US$ 330 mil (cerca de R$ 1 milhão), é fácil entender por que este ano mais de 170 empresas estão envolvidas em praticamente todas as atrações oferecidas aos turistas, como os festivais de música, as boates, restaurantes…

 

Pequenas estrelas

Apesar das inúmeras atividades para jovens na temporada de inverno, as crianças também têm vez em Campos do Jordão. Prova disso é a chegada da Casa do Mickey à cidade, durante todo o mês de julho, que faz parte das comemorações dos 75 anos do ratinho, em 18 de novembro. A Disney gastou R$ 1 milhão no projeto, que fica em um espaço de 800 metros quadrados no bairro Capivari. A casa tem sala, cozinha, quarto, salão de jogos e jardim, todos muito coloridos e decorados com objetos do desenho animado. Há também um cineminha e um espaço para brincadeiras interativas no computador. Aos sábados, há shows com Mickey e Minnie durante o dia todo. A entrada é franca.

Mas há muitas outras atividades também. No centro, o Parque Turístico de Capivari tem o popular teleférico até o morro do Elefante, além de pedalinhos no lago, parque de diversões, patinação no gelo, passeio de bonde e saídas para o trem da alegria, que percorre a cidade com percursos que duram de meia hora até três horas. Já no domingo dia 12, acontece uma concentração no Shopping Market Plaza para o passeio de bebês, em que pais levam seus filhos de até dois anos para uma caminhada por Campos do Jordão. Além disso, há dois complexos de diversão, o Pesca na Montanha e o Parque dos Lagos, no bairro da Campista, com atividades de pesca, tirolesa, rapel, escalada e trilhas para crianças. É diversão garantida.


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