ET congelado

Cientistas europeus garantem que há um imenso oceano congelado debaixo da superfície de Marte. A conclusão se baseia em imagens tiradas pela sonda Mars Express numa área perto do Equador, que teria sido inundada há cinco milhões de anos. Sabe-se que os pólos marcianos têm grandes reservas de gelo. A novidade européia é que este seria o primeiro indício de água numa região plana e um forte indicador de que microrganismos primitivos existem ali ainda hoje. Na semana passada, cientistas americanos acharam uma bactéria que pode corroborar essa tese. Numa região de neve permanente no Alasca, eles localizaram micróbios vivendo à temperatura de 40 graus negativos.

Os sem-estrelas

Astrônomos da Universidade de Cardiff anunciaram a descoberta de uma “galáxia invisível” a 50 milhões de anos-luz da Terra. A galáxia não tem estrelas e
é quase toda composta de matéria escura, um dos grandes mistérios da astronomia. O achado é importante porque a matéria escura é cinco vezes mais abundante do que a matéria que forma quase tudo o que vemos. A galáxia batizada de VIRGOHI21 é o primeiro passo para desvendar o mistério da escuridão cósmica.

Novo periquito

Uma nova espécie de periquito foi identificada no Amazonas por pesquisadores de São Paulo. A Aratinga pintoi, de 30 cm, é conhecida por cacaué, foi descrita em 1966, mas só agora se verificou que pertence a uma nova espécie de psitacídeos, a mesma dos papagaios, araras e periquitos. Confundido com a jandaia-sol, o cacaué deve ser incluído na lista de ameaçados de extinção, o que aumenta seu valor no mercado negro.

Cão genioso

Um estudo do psicólogo americano Sam Goslin, da Universidade do Texas, mostra que até cães da mesma
raça têm diferenças de personalidade. O autor criou um
teste que avalia quatro características: o nível de energia; de afeição ou agressão; de ansiedade ou tranquilidade; e de inteligência ou estupidez. Goslin sugere que os animais precisam combinar seu gênio com o do dono, para evitar incompatibilidade. Na Inglaterra, cães (foto) equipados com câmeras de vídeo são treinados para ajudar a polícia nas missões arriscadas. Se a moda pega…

Protocolo de Kyoto

Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, inicia-se um novo momento na discussão das mudanças climáticas. O Brasil tem exercido liderança no processo, sendo um país-chave nas negociações internacionais. O próprio mercado de carbono é resultado de uma proposta brasileira. Está na mesa de negociações uma outra proposta brasileira que visa atribuir responsabilidade aos países por sua contribuição ao aumento da temperatura nos últimos séculos. Ela será fundamental nas discussões pós-2012, quando se fixarão novas metas.

O Brasil terá que enfrentar a discussão das emissões decorrentes do desmatamento da Amazônia, o que nos colocará em posição desconfortável
entre os países emissores de gases efeito estufa, na frente de muitos
países industrializados.

Do ponto de vista dos interesses da sociedade brasileira, devemos manifestar nosso repúdio a este processo insano de destruição que dilapida o nosso patrimônio. Temos que reagir e exigir a imediata mudança de curso deste processo, de modo que evitemos que a nossa geração seja cúmplice deste crime que se pratica contra as presentes e futuras gerações.

Fabio Feldmann secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade e primeiro presidente da Fundação SOS Mata Atlântica