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SHOWMAN
Debilitado, Jobs revelou a versão
mais fina do iPad
 

Depois de inaugurar um mercado que cresce em ritmo digno de um Big Bang e de vender quase 15 milhões de iPads em todo o mundo, Steve Jobs surpreendeu os aficionados por tecnologia mais uma vez na quarta-feira 2 ao anunciar a esperada segunda versão do tablet da Apple. Primeiro, o dono da empresa impressionou a todos por interromper sua licença médica e subir ao palco, mesmo fragilizado por problemas de saúde que se sucedem desde o diagnóstico de um câncer de pâncreas em 2004. Mas o espanto logo deu lugar à excitação, graças às novidades incorporadas ao novo produto.

Impulsionada pelos avanços da concorrência, a Apple atendeu aos pedidos de milhares de usuários e fez mudanças significativas na máquina (leia comparativo dos dois modelos no quadro ao lado). A principal novidade é a incorporação de um par de câmeras, recurso inexistente no equipamento original. A frontal, instalada acima da tela do tablet, serve como ferramenta para videoconferências. Já a traseira também tem o atrativo de gravar vídeos em alta definição. Assim como ocorreu com as famílias iPod e iPhone, a nova funcionalidade tem o objetivo de atrair os consumidores mais fiéis da marca, ávidos por novidades e upgrades em seus iPads. Para eles, o tablet é símbolo de status e a troca pelo novo modelo é quase automática. Um processador mais potente e um sistema operacional exclusivo prometem melhorar a performance da máquina.

A principal alteração estética do produto está no seu exterior. A espessura do tablet foi reduzida em 30% e seu peso caiu cerca de 100 gramas. Além disso, uma capa opcional, batizada de Smart Cover e acoplada magneticamente ao aparelho, agradou aos fãs do célebre design da marca. Disponível em diversas cores, ela custará US$ 39 (poliuretano) e US$ 69 (couro) e estará à venda a partir do dia 11 – mesma data da chegada do novo iPad às lojas americanas. Segundo a Apple, o produto passará a ser comercializado em outros países no dia 25. O Brasil não está na lista. Mas o anúncio causou um efeito colateral interessante por aqui. Ainda na quarta-feira, o preço da primeira versão do tablet no País caiu significativamente. A versão mais básica, com 16 GB de memória e wi-fi, caiu de R$ 1.649 para R$ 1.399 nas lojas autorizadas. Vale ressaltar que, ao menos nos EUA, o iPad 2 custará exatamente o mesmo que a sua primeira versão: de US$ 499 a US$ 829.

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