get-(1).jpg

 

Daniel Goehring, da equipe de investigação ‘AutoNOMOS’, Grupo de Inteligência Artificial na Freie Universitaet (Universidade Livre de Berlim) faz uma demonstração do carro pesquisa chamado de "MadeInGermany" (feito na Alemanha) durante um teste realizado em Berlim nesta segunda-feira. O carro, um Volkswagen Passat modificado, é controlado pelo ‘BrainDriver’, um software que lê um eletroencefalogramas do motorista em tempo real com apoio adicional da mais recente tecnologia de detecção de radar e câmeras.

Os cientistas da Freie Universitaet conseguiram elaborar um sistema, com progressos significativos em projetos de controle a partir do pensamento, que permite aos seres humanos dirigirem um carro utilizando apenas o poder da mente. O site IEEE descreve o projeto de forma mais técnica: O "neuroheadset", como está sendo chamado o equipamento acoplado à cabeça do usuário, registra as atividades cerebrais e, com um pouco de treinamento, passa a identificar padrões diferentes, de acordo com cada comando que o piloto tenta executar.

Portanto, o ‘BrainDriver’ sabe entender se a pessoa está tentando virar para a direita, esquerda, acelerar, frear e assim por diante, de acordo com cada um dos padrões captados. Os comandos são enviados então para o sistema de controle eletrônico drive-by-wire do veículo (presente em alguns modelos que já existem no mercado) que reproduz as vontades do motorista. Obviamente, ainda se trata de um protótipo, mas o ‘BrainDriver’ mostra o enorme potencial para a produção, a longo prazo, de interfaces homem-máquina buscando a condução autônoma de automóveis.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias