Medicina & Bem-estar

Viva Bem

dicas para você cuidar da saúde e melhorar sua qualidade de vida

O melhor amigo

Uma nova pesquisa mostrou outro benefício dos cães. Pacientes com esquizofrenia que mantiveram contato com os animais manifestaram reações emocionais de alegria quando brincavam com os bichinhos. É um ganho. Muitas vítimas da doença apresentam uma apatia, uma indiferença em relação às situações. Ter de volta a capacidade de manifestar as emoções pode ajudar o doente a manter um melhor convívio social com amigos e familiares.

Adolescentes banguelas

De cada dez jovens, quatro ou cinco já perderam pelo menos um dente por falta de higiene bucal. Outros dois já tiveram todos os dentes de uma das arcadas extraídos, conforme uma pesquisa do Ministério da Saúde. Outro motivo da queda dos dentes pode ser a gengivite. “Vermelhidão, inchaço na gengiva e sangramento fácil durante a escovação podem ser sinais da doença, que também acarreta mau hálito, outro problema para a vida social dos adolescentes”, alerta o dentista Mário Kruczan, da Federação Européia de Periodontia.

Cheirinho bom

Um estudo sugere que os cheiros cítricos de frutas podem ajudar a prevenir e aliviar os sintomas da asma. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel. A partir de testes realizados com animais, eles acreditam que a inalação de partículas de limonene, substância encontrada no aroma de laranjas, neutraliza os efeitos tóxicos da poluição, o que diminuiria a intensidade e a frequência de inflamações pulmonares.

Chance à cegonha

A Universidade Federal de São Paulo reabriu inscrições para o Programa de Insemi-
nação Artificial Intra-uterina. O tratamento é gratuito – pagam-se apenas os remédios – e oferecido a mulheres portadoras de disfunções tratáveis com métodos simples, sem que seja preciso recorrer a técnicas mais sofisticadas, como a fertilização assistida (o bebê de proveta). Os interessados devem ligar para (11) 3897-1345.

Zumbido

Tenho 41 anos e há três tive uma infecção na garganta. Depois de tomar antibiótico, fiquei com um zumbido nos dois ouvidos. É verdade que o problema não tem cura?
José do Bom Sucesso Pereira Caeté – MG

Antes de definir o zumbido como intratável, deve-se fazer uma investigação completa sobre o problema, pois existem várias causas para a sua instalação. Muitas são passíveis de resolução ou, pelo menos, de tratamentos que melhoram substancialmente o zumbido. Outra coisa importante é saber que esse sintoma quase nunca significa doença grave.
Oswaldo Laércio de Mendonça Cruz, otorrinolaringologista e professor da Universidade Federal de São Paulo

Hepatite

Há 11 meses faço uso de pílula anticoncepcional. Posso continuar tomando o remédio, já que seu metabolismo ocorre no fígado e eu tive hepatite A há nove anos?
C.A.C.G., de Montes Claros (MG)

Se você teve hepatite A em 1996 e está curada clinicamente – e se os resultados de exames do fígado (TGO, TGP, Gama GT) forem normais –, pode continuar usando o contraceptivo . No entanto, é recomendado que continue fazendo exames de rotina e avaliações com seu médico. Só haveria contra-indicação na presença de alteração nos exames. Nesse caso, a melhor opção seria substituir a pílula por contraceptivos hormonais não tomados por via oral.
Vicente Renato Bagnoli, ginecologista e professor da Universidade de São Paulo

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Raro fenômeno da lua azul ocorrerá durante o Halloween 2020, saiba o significado

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago