Flor

O sobrenome do estilista Victor Dzenk vem da Lituânia, país do Leste Europeu, e foi lá que ele buscou inspiração para a concepção de inverno da marca que leva seu nome. Ao fim do desfile, ficou claro que dificilmente uma mulher não fica bonita com roupas ao estilo czarina russa. Quem já é bonita, então, torna-se deslumbrante. É o caso da top do momento, a gaúcha Caroline Trentini, a Carol, em roupas de couro, tafetás, crepes e veludos. Ela mora em Nova York há dois anos e mantém a agenda lotada. No Fashion Rio, desfilou para 19 grifes e também estará presente na São Paulo Fashion Week. “Sou econômica, guardo quase tudo que ganho”, diz. Deve estar com o cofrinho cheio, já que vem desfilando só para vips como Dolce&Gabbana e Versace.

Escultura

As transparências estarão em alta na estação mais fria do ano. Entre os estilistas que apresentaram essa tendência no Fashion Rio, na semana passada, a carioca Mara Mac se destacou com uma coleção sedutora e bem traduzida pela bela catarinense Ana Claudia Michels. “Inverno com transparência cai bem em qualquer lugar porque, antes de tudo, as roupas são lindas”, diz a top, que elevou a temperatura do desfile ao exibir seus 84 centímetros de busto num modelo de Mara. Aos 23 anos, Ana Claudia coleciona vitórias e honrarias, entre as quais o fato de ter aumentado em 15% as vendas de lingerie depois de estrelar uma campanha da Valisère. Não por acaso.

Bombom

Foi um choque no melhor sentido da palavra: de dentro de um cenário de biblioteca antiga sai a poderosa Naomi Campbell com seu passo inconfundível e – detalhe visto por todos – com boa parte do seio direito à mostra. O alvoroço aconteceu no desfile da marca TNG e só não foi maior do que o provocado pela mesma top inglesa no backstage, onde ela deu rápida entrevista. Depois do congestionamento de fotógrafos, cinegrafistas e repórteres, Naomi respondeu a algumas perguntas bem ao (conhecido) estilo Naomi: frases curtas e silêncio sobre vida pessoal. Não foi no Brasil, portanto, que ela esclareceu se está ficando com o rapper Usher.

Brilho

Se felicidade tem nome, é Caroline Ribeiro quando fala de seu filho, João Filipe, quatro meses. Depois do parto e resguardo, a paraense de traços exóticos retornou às passarelas no desfile de Victor Dzenk e mostrou que já recuperou as medidas de top model. Como? “Muita ginástica. Horas e horas. E nisso está incluído levantar no meio da noite para cuidar do filho e andar atrás dele pela casa”, conta. Ela pretende retomar sua carreira, mas sem deixar de ser mãe atenta e dedicada.

Rainha

Como o objetivo de Claudia Simões era retratar a sensualidade na nova coleção da grife que leva seu nome, não fez por menos. Convidou a modelo que é um verbete do tema, a eterna top Luiza Brunet, 42 anos, já afastada das passarelas. “Não gosto mais de desfilar. Hoje sou mãe de modelo”, disse, referindo-se a Yasmin. “Mas adoro as roupas da Claudia e ela é minha amiga, não resisti.” Glamourosa num longo preto em cetim e seda, Luiza nem parecia a mesma pessoa que, dias antes, tentava vencer o medo de agulhas para doar sangue pela primeira vez na vida, como apoio à campanha do HemoRio. “É um gesto de solidariedade que sempre quis fazer. Estou feliz e espero que estimule outras pessoas.” Por essas e outras é que Luiza Brunet, sangue A positivo, nunca perde a majestade.