Assista a vídeo e confira quem já foi amaldiçoada pela estatueta :

MulheresOscar_site.jpg

 

 

chamada.jpg
AMALDIÇOADAS
Sandra Bullock, Kate Winslet e Halle Berry (da esq. para a dir.): com estatueta, mas sem marido

Receber uma indicação ao Oscar, o prêmio máximo da indústria cinematográfica mais influente do mundo, é uma das maiores honrarias que um ator ou atriz pode ter. Ganhá-lo, então, é garantia de uma avalanche de propostas de trabalho, além de prestígio, independência e muito dinheiro. Tanto reconhecimento, porém, tem seu preço. A fama que o prêmio tem de destruidor de casamentos acaba de obter respaldo científico. Depois de analisar a vida conjugal de 751 indicados e vencedores dos prêmios de melhor ator e atriz, três especialistas das universidades de Toronto, no Canadá, e Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que o prêmio realmente tem impacto sobre casamentos. A cobiçada estatueta dourada aumenta em até 68% as chances de divórcio de casais nos quais a mulher recebeu o título de melhor atriz. “Os homens ainda parecem ter dificuldade para aceitar o sucesso e a fama de suas mulheres”, diz Colleen Stuart, uma das autoras do estudo que é economista e doutoranda em comportamento organizacional.

img2.jpg
DIVORCIADAS
Bette Davis (à esq.) e Joan Crawford se separaram no mesmo ano em que venceram
 

Outra teoria levantada pelos pesquisadores para explicar o fenômeno sugere que a mulher, com a confiança renovada pelo prêmio, julga-se digna de um parceiro mais gabaritado que seu atual e se divorcia para buscar alguém à sua altura. “Depois de uma homenagem tão poderosa, há quem mude de comportamento, passe a agir como celebridade na intimidade do lar, e isso dificulta muito a convivência”, destaca Moises Groisman, terapeuta familiar e membro da International Family Therapy Association (Associação Internacional de Terapia Familiar). Para ele, a atenção e as expectativas que pesam sobre a família de uma vencedora do Oscar também podem acelerar o divórcio. “O casal acha que precisa ser perfeito aos olhos do público, que passa a ter a mulher como referência de comportamento”, explica. Essa prisão impede a discussão franca e aberta dos problemas e a união vai por água abaixo. Segundo a pesquisa, o casamento das atrizes vencedoras dura, em média, 5,3 anos a menos do que o das concorrentes (leia quadro).

IMG.jpg 

Nunca saberemos as razões exatas que encurtam os casamentos das vencedoras do Oscar de melhor atriz, mas são muitas as histórias disponíveis para análise. A mais recente foi a de Sandra Bullock, hoje com 46 anos e ganhadora do prêmio no ano passado por “Um Sonho Possível”. Então casada com o motoqueiro e apresentador de televisão Jesse James, 41 anos, ela fez um longo discurso de agradecimento durante o qual James foi repetidamente filmado emocionado com a vitória da mulher. Menos de dez dias depois da festa, surgiram boatos de infidelidade por parte dele e pouco mais de um mês depois da premiação o casamento de cinco anos foi desfeito. Ele se sentiu eclipsado pela fama da esposa? Buscava atenção ao se relacionar com uma atriz pornô? O estudo de outros casos como os de Bette Davis (ganhou seu segundo Oscar em 1938 e se separou no mesmo ano), Joan Crawford (venceu em 1946 e se divorciou também em 1946), Halle Berry (premiada em 2002, separou-se no ano seguinte) e Hilary Swank (ganhou sua segunda estatueta em 2005 e se divorciou um ano depois) pode ajudar a entender melhor o fenômeno.

A dificuldade tanto do homem quanto da mulher em aceitar o protagonismo e o sucesso femininos não é, nem de longe, exclusividade de Hollywood. Trabalhos de psicologia familiar mostram que mulheres com renda superior à do marido chegam a aumentar a carga de trabalho para não melindrá-lo. Para que o relacionamento se encaixe no modelo clássico, há homens que preferem ficar longe das tarefas domésticas em nome desse estranho equilíbrio. “Com o tempo e a contínua ascensão feminina, espero que a busca por esse modelo diminua”, diz Colleen, autora do estudo. Até lá, é bom as casadas indicadas ao Oscar de melhor atriz deste ano – Annette Bening, Nicole Kidman e Natalie Portman – ficarem atentas. As estatísticas pesam contra o relacionamento delas.

IMG1.jpg