Os impulsos e as contradições humanas sempre seduziram a publicitária Rose Saldiva, uma das principais especialistas em pesquisa do País. A essas nobres fraquezas do indivíduo ela dedicou a maior parte de seu trabalho na agência Saldiva & Associados. “Concentrei-me nos estudos sobre o comportamento. Meu interesse sempre esteve focado no homem, nos seus usos e nos seus costumes”, conta. Assim, não deixa de ser coerente o tom pessoal e sincero que marca Os Saldivas – aprendizados nominais (Geração Editorial, 196 págs., R$ 42), assinado pela pesquisadora.

A partir de um triângulo inicial formado pela autora, pelo irmão mais velho, Wanderley – ex-sócio-presidente da agência –, e pela mãe, Cecília Saldiva, Rose mistura memórias familiares a experiências profissionais peneiradas nos anos de trabalho investidos para solidificar a empresa. E consegue um resultado positivo. A pesquisadora recheia os pequenos capítulos do livro com histórias envolventes, muitas vezes amarradas por lições úteis e simpáticas. Nos seus Aprendizados nominais, ela o faz com sinceridade e, em muitos casos, com bom humor.