O Instituto Ayrton Senna foi o grande homenageado da noite, com uma menção especial do júri pelo inigualável trabalho social realizado. Mas o grande vencedor da cerimônia de entrega do Top Social 2004, realizada na quarta-feira 30, foi o povo brasileiro. Afinal, é ele o destinatário único dos esforços das 45 companhias selecionadas pela excelência no relacionamento com as comunidades que as rodeiam, entre 213 inscritas. O prêmio é oferecido todos os anos, desde 1999, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com apoio do Instituto da Cidadania e colaboração da ISTOÉ.

A diversidade das iniciativas sociais premiadas é marcante. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, foi laureada por seus esforços pela inclusão bancária que beneficia um milhão de pessoas e, num segundo troféu, por um projeto que injeta design de primeira linha no rico artesanato brasileiro. Já a 89 FM, uma rádio especializada em rock de São Paulo, levou o Top Social por conta do projeto Radioativo. Prova de que o essencial é ter responsabilidade e vontade de mudar o País, independentemente do tamanho da companhia.

As iniciativas bem-sucedidas reconhecidas pelo Top Social estão espalhadas pelo Brasil, a ponto de Estados tão distantes quanto o Acre e o Rio Grande do Sul estarem na lista de contemplados. Foram escolhidos projetos com foco em educação, cidadania, inclusão digital, reciclagem, empregabilidade, voluntariado, entre outros mais específicos. A Nestlé levou a estatueta pelo apoio ao Fome Zero; a Serasa, por instituir internamente o Dia do Voluntariado; a Vermont Tecnologia foi reconhecida por investir na formação de seus contratados; a Petrobras levou ao todo cinco estatuetas, por diversos projetos, só para citar alguns laureados.

“A premiação visa reconhecer organizações que tenham demonstrado visão
quanto à importância do desenvolvimento social como fator fundamental de crescimento de uma sociedade que deixa de buscar somente o lucro e também desempenha o papel de agente social”, disse o presidente da ADVB, José Zetune, que recepcionou a primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin, na noite da cerimônia. Ela também foi premiada, por seu trabalho nas padarias artesanais. O editor e
diretor responsável do Grupo de Comunicação Três, Domingo Alzugaray, foi um
dos jurados da premiação.


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