A Revista ISTOÉ e o Instituto Databrain apresentam a partir deste mês o “Projeto Eleições 2004”, uma série de rodadas de pesquisas de opinião junto ao eleitorado das 26 capitais e mais 50 grandes cidades do país. No total serão publicados cinco cadernos com o resultados dessas aferições. O primeiro deles estará nas bancas no dia 31 de julho. Será uma espécie de termômetro do humor do cidadão no
pleito que vai envolver cerca de 400 mil candidatos nas mais de 5 mil cidades brasileiras: postulantes a prefeito e a vereador. Estão aptos a votar no dia 3 de outubro cerca de 120 milhões de pessoas. Será uma corrida eleitoral curta: 90 dias, da última terça-feira 6, quando os candidatos passaram a ter permissão de fazer campanha de rua, até 3 de outubro, data da votação em primeiro turno. O Instituto Databrain foi criado há um ano pelo jornalista Carlos Roberto de Oliveira e tem sua sede em São Paulo. Vai contar com um batalhão de 600 pessoas especialmente treinadas para realizar as entrevistas através do sistema de coleta eletrônica, feita por palmtop (computador de bolso). “Seremos um dos poucos institutos do País a utilizar a coleta eletrônica. Não vamos usar os questionários de papel. O entrevistador anota os dados direto nos palmtop. Esse sistema assegura rapidez na coleta dos dados e confere mais segurança porque não haverá mais a etapa de digitar os dados do papel para o computador. Não há como alterar as respostas anotadas pelo entrevistador no palmtop”, explicou Oliveira. As entrevistas serão realizadas nas casas das pessoas e não na rua com passantes. “Na pesquisa domiciliar nós podemos checar os dados”, concluiu.