Ediçao Da Semana

Nº 2743 - 19/08/22 Leia mais

Se você procura incluir mais itens saudáveis à sua alimentação e estimular o funcionamento do cérebro, saiba que as bebidas corretas podem ser grandes aliadas. 

+ Principais bebidas para quem quer acelerar a perda de peso

+ Especialistas alertam sobre os riscos das dietas líquidas ‘detox’

A seguir, confira 12 bebidas ideais para “melhorar seu nível de energia, reduzir a confusão mental e ajudar a se concentrar”, segundo o blog “Dr Jairo Bouer”, de onde são as informações.

Café

Pexels

A cafeína pode te deixar mais alerta, além de te ajudar a se concentrar e melhorar seu humor. Além disso, quem bebe café pode ter menos riscos de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou Alzheimer

Chá de cogumelos juba de leão

Unsplash

Esse ingrediente da medicina e culinária asiáticas protege as células cerebrais e melhora o comprometimento cognitivo leve — um declínio nas habilidades mentais que precede a demência, segundo o portal. 

Chá de cúrcuma

Pexels

A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser benéfica contra problemas digestivos, nas articulações e de pele. Pesquisadores também investigam os poderes do ingrediente para melhorar a memória e retardar a progressão do Alzheimer. 

Chá de ginseng

Pixabay

Essa raiz ancestral chinesa pode ajudar a aumentar a resistência e a concentração, bem como melhorar a memória. Além disso, o ingrediente pode diminuir o açúcar no sangue (por isso, deve ser consumido apenas sob supervisão médica por diabéticas). Mas atenção: o ginseng pode causar efeitos colaterais, inclusive problemas para dormir. 

Chá verde

Pexels

O chá verde é uma alternativa ao café para o consumo de cafeína. Ele pode te fazer sentir mais alerta e eliminar distrações, além de melhorar memória e atenção. 

Chocolate quente

Unsplash

Os flavonóides presentes no cacau ajudam a melhorar a atenção, a velocidade de processamento e a memória. Uma xícara de chocolate quente pode ajudar a proteger contra o declínio mental — especialmente em pessoas com risco de demência —, mas a versão amarga deve ser preferida, para preservar a saúde. 

Kombucha

Unsplash

A Kombucha é uma mistura de chá preto, açúcar, bactérias e fermento que pode reduzir a vontade de consumir doces.

Limonada

Pexels

O limão tem nutrientes que protegem as células de danos, além de ser saboroso.

Suco/vitamina verde

Unsplash

Espinafre, couve e repolho verde são ricos em nutrientes benéficos e não precisam ser consumidos apenas na salada: junte as hortaliças à água, gelo e algumas frutas e aproveite um suco delicioso e saudável.

Suco de beterraba

Unsplash

O suco de beterraba é rico em antioxidantes que protegem contra os radicais livres. Além disso, pode ajudar a reduzir a pressão alta e combater a fadiga.

Suco de frutas vermelhas

Unsplash

As frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes que protegem o cérebro de danos e mantêm a saúde da memória. 

Vinho tinto

Unsplash

O vinho tinto é rico em componentes químicos naturais que combatem a inflamação. Pesquisas apontam que um cálice de vinho tinto ao dia pode ajudar a relaxar e faz bem ao coração.