Saúde da mulher

12 alimentos mais ricos em vitamina C do que a laranja

12 alimentos mais ricos em vitamina C do que a laranja

A vitamina C está presente em diversos alimentos vegetais e auxilia importantes funções no organismo, como a formação do colágeno e o fortalecimento do sistema imunológico. Apesar de ser saber comum que a laranja possui muito do nutriente, existem outros alimentos ricos em vitamina C que têm até mais que a popular fruta. Confira:

12 alimentos ricos em vitamina C (mais do que a laranja!):

Morango

alimentos ricos em vitamina C
Foto: Shutterstock

Morangos levam em média 85mg de vitamina C por xícara, além de alta quantidade de magnésio, que ajuda a controlar e estabilizar a quantidade de açúcar no sangue. O ideal é procurar pela fruta orgânica, já que o morango normalmente é um dos alimentos com maior concentração de agrotóxicos no mercado. 

Abacaxi

Uma xícara de Abacaxi leva cerca de 80mg de vitamina C, além de auxiliar na digestão de proteínas. A fruta tropical pode ser usada em diversas receitas, mas para melhor absorção dos nutrientes deve ser ingerida fresca. 

Alimentos ricos em vitamina C: manga

alimentos ricos em vitamina C
Foto: Shutterstock

Uma manga inteira contém nada menos que 122mg de vitamina C, além de outros antioxidantes naturais que trazem diversos benefícios, inclusive para a saúde da vista. 

Couve-de-bruxelas

Popular em receitas fitness, a couve-de-bruxelas fornece alta dose de vitamina C – são 75mg por xícara – além de ter nutrientes que combatem o crescimento de células cancerígenas no corpo.

Kiwi

Kiwi
Foto: Shutterstock (Crédito:Eduardo Hollanda e Sonia Filgueiras)

Cada fruta possui 64mg de vitamina C, e o Kiwi ainda é apontado por especialistas como um alimento que auxilia no sono por conta do alto nível de serotonina.

Alimentos ricos em vitamina C: goiaba

Mais uma fruta tropical na lista: cada goiaba tem duas vezes o necessário recomendado diariamente pela Organização Mundial da Saúde em vitamina C. 

Pimentão

pimentão
Foto: Shutterstock (Crédito:Natália Rangel)

Pode ser verde, amarelo ou vermelho, mas o fato é que qualquer um dos pimentões carrega dentro de si mais vitamina C que uma laranja. O verde tem cerca de 90mg, enquanto um amarelo pode chegar à 341mg da vitamina. Além disso, é um alimento com baixo teor calórico.

Pêssego

Um pêssego de tamanho médio contém nada menos que 138mg de vitamina C, e seu sabor adocicado vai bem como sobremesa ou também em pratos quentes. 

Mamão-papaya

Além de pelo menos 95g de vitamina C em cada fruta, o mamão-papaya é um anti-inflamatório natural e ajuda na hora de pegar um bronzeado.

Brócolis

alimentos ricos em vitamina C
Foto: Shutterstock

O brócolis raramente fica fora de uma lista de alimentos vegetais que fazem bem ao corpo. Além de carregar 81mg de vitamina C por xícara, ele também é rico em Vitamina K, que é importante para os ossos e auxilia a coagulação sanguínea.

Alimentos ricos em vitamina C: suco de tomate

Ame ou odeie, mas saiba que uma xícara de suco de tomate contém nada menos que 170mg de vitamina C, além de vitamina A e potássio. Tudo isto com apenas 41 kcal.

Couve

couve
Foto: Shutterstock

Ricas em vitaminas B6 e A, as folhas da couve contém também a quantidade diária recomendada de vitamina C em apenas uma porção.