000_Par3703541.jpg

 

A brasileira Marta conquistou nesta segunda-feira, em Zurique, o troféu da Fifa de melhor jogadora do mundo pelo quinto ano consecutivo, superando na votação as outras duas finalistas, as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj. Marta, que venceu neste ano o campeonato norte-americano (Women Profesional Soccer Championship) com o Gold Pride, já havia levado o troféu em 2006, 2007, 2008 e 2009.

"Nada teria sido possível sem as pessoas que me acompanham no dia a dia, minha família, minhas companheiras de equipe e de seleção. Sem todas estas pessoas, eu não teria alcançado essas conquistas, que não conigo acreditar", disse Marta após receber o prêmio.

Na eleição de melhor jogadora votaram os técnicos e as capitãs das equipes das federações associadas à Fifa, além de 154 jornalistas internacionais.

Messi é Bola de Ouro

O argentino Leo Messi surpreendeu ao conquistar a Bola de Ouro da Fifa de melhor jogador de 2010, nesta segunda-feira em Zurique, superando os espanhóis Andrés Iniesta e Xavi Hernández, seus companheiros no Barcelona e que saíam como favoritos ao prêmio.

Melhor treinador

O técnico português José Mourinho foi eleito melhor treinador do mundo de 2010, nesta segunda-feira em Zurique, superando na votação organizada pela Fifa os outros dois finalistas, os espanhóis Vicente del Bosque e Pep Guardiola.O treinador português, atual técnico do Real Madrid, conquistou no ano passado os títulos da Liga e da Copa da Itália, além da Liga dos Campeões europeia, com a Inter de Milão.

Após conquistar o título continental com a equipe italiana, tornou-se o terceiro treinador a ganhar a "Champions" com dois clubes diferentes (Porto, em 2004, e Inter de Milão, em 2010), depois do austríaco Ernst Happel (Feyenoord Rotterdam, em 1970, e Hamburgo, emn 1983) e do alemão Ottmar Hitzfeld (Borussia de Dortmund, em 1997, e Bayern de Munique, em 2001).

"Trabalhei muito para chegar até aqui, mas não consegui sozinho. Quero agradecer aos jogadores e aos que se importam comigo, que me ajudaram a chegar a este momento tão especial", disse Mourinho, após receber o prêmio.

Na disputa pela Bola de Ouro, Mourinho superou Del Bosque, que conquistou a Copa da África do Sul-2010 com a seleção espanhola, e Josep Guardiola, técnico do Barcelona, com o qual venceu a Liga Espanhola.