Edição nº2599 18/10 Ver edições anteriores

Ricardo Boechat

Com Ronaldo Herdy

POLÍTICA
Lá fora

Na próxima semana, o governador de São Paulo, José Serra, viaja para Genebra, onde receberá homenagem de entidade ligada à ONU, por sua gestão no Ministério da Saúde. Cherie Blair (esposa do ex-primeiro-ministro Tony Blair) e Sheikha Fariha Al-Sabah, da família real do Kuwait, também serão festejadas na reunião.

MANGABEIRA
1 Ministro virtual

Antes de renunciar ao Ministério de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger tentou convencer Lula a mantê-lo no cargo em regime de expediente virtual. Ele continuaria dando aula em Harvard, mas dedicaria o resto do tempo, mesmo no Exterior, aos assuntos da pasta. Para isso, claro, usaria a internet, o telefone e seus assessores em Brasília. Claro que não colou. Esse Mangabeira é uma peça…

JUSTIÇA
Quase zero

Preso em São Paulo, o judeu ortodoxo Elior Noam Hen solicitou refúgio ao Brasil. Alegou perseguição política em Israel, que pediu sua extradição. Hen é acusado de prática de tortura e lesões corporais gravíssimas contra crianças, em cultos para "expulsar o demônio" de seus corpos. Sua chance aqui é mínima.

SAÚDE
E a encomenda?

Virou abacaxi a compra antecipada de Cerezyme, feita pelo Brasil, em março, nos EUA. Foram R$ 180 milhões por 130 mil frascos do medicamento, distribuído aos portadores da doença de Gaucher. O laboratório Genzyme suspendeu a produção da droga, devido à contaminação do processo por um vírus. O Ministério da Saúde não divulgou a notícia.

MANGABEIRA 2
Só você, Unger?

Harvard costuma conceder licenças por tempo indeterminado aos professores convidados para cargos relevantes, sejam públicos, sejam privados, dentro e fora dos EUA. Vários estão nessa situação. Soa estranho que tenha agido diferente com Mangabeira Unger. Um especialista na universidade adoraria ver qualquer prova de que a tal convocação de fato ocorreu.

SOM & IMAGEM
Não para

De janeiro a junho, em 1.463 ações policiais, 24 milhões de CDs e DVDs falsos foram apreendidos no Brasil – 13% mais que em igual período de 2008. A Associação Antipirataria Cinema e Música (formada por gravadoras e distribuidoras de filmes) diz que o comércio de DVDs ilegais é o maior problema hoje nas ruas do País: 7,1 milhões de fitas foram retiradas de circulação neste ano. A música pirata migrou para a internet.

CULTURA
Crise

Há 15 dias os membros do Conselho Estadual de Cultura do Rio tentam ser recebidos por Sérgio Cabral. Querem entregar manifesto ao governador, com críticas à falta de política para o setor. Insatisfeitos por não terem o que fazer, oito dos 21 conselheiros já pediram o boné, como Cacá Diegues, Martinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho.

ANTT
Sinal estranho

Ultrapassa R$ 100 milhões junto à ANTT o valor das multas das empresas de ônibus interestaduais. Os empresários praticamente pararam de pagar a dívida há três meses. Acredita-se que tenham sabido, antes dos demais mortais, que a agência adiaria por um ano a concorrência para redistribuição das 1.475 linhas existentes. Quem está inadimplente não entra na licitação.

Cinema
Lazer barato

A frequência nas salas de cinema no Brasil no primeiro semestre subiu 32%, comparada com janeiro-junho de 2008. A receita foi atrás: alta de 34%. Bons filmes e ingressos mais baratos que os de uma partida de futebol ou de uma peça de teatro estão por trás da alta. A Associação Brasileira de Distribuidores estima que este ano será o melhor do setor, desde 2003.

Esportes
Luta acirrada

Após perder para a Rede Record a transmissão da Olimpíada de 2012, a Rede Globo dá braçadas para garantir sua tradicional supremacia no esporte. Fechou com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos acordo para transmissão exclusiva, nos canais aberto e a cabo, de eventos da natação. O tratado com duração de dez anos prevê rateio entre os signatários da venda de merchandising.

Niemeyer
Bom combate

Aos 101 anos, Oscar Niemeyer continua surpreendendo. Depois de baixar no hospital há quase um mês, com fortes dores lombares, o arquiteto retoma na segundafeira 6 a rotina diária em seu escritório em Copacabana. Os médicos recomendaram repouso por mais tempo. Até parece que não conhecem o ilustre (im)paciente…

Impostos
Leão manso

Chegaram ao Planalto os números dos primeiros 20 dias da arrecadação federal em junho. Ninguém ficou satisfeito. O mês melhora em relação a maio, mas fechou abaixo de seu equivalente em 2008. O semestre também amargará a mesma situação.

Federal
Na cadeia

Passou em branco na mídia a Operação Luxo, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira 30, no Rio e em Fortaleza. Nela foi preso, entre outros peixões, o almirante reformado Euclides Junot, ex-chefe do Estado-Maior e comandante em chefe da Armada, dois dos mais altos cargos na hierarquia naval do País. Com quatro sócios, ele teria ajudado a fraudar licitações da Petrobras e da própria Marinha. As cifras envolvidas são milionárias.

Energia
Apagão

A Eletronuclear terá que adiar a recarga de Angra 2, prevista para agosto. A fábrica da estatal INB, em Resende, no Estado do Rio, não conseguirá entregar o combustível nuclear a tempo. E não sabe quando o fará. Deverá ser multada pelo transtorno.

Diplomacia
Na bagagem

Lula decidiu levar para a reunião da cúpula do G8 o abaixo-assinado que recebeu na quinta-feira 2 de um grupo de imigrantes que vive em São Paulo. O encontro acontecerá entre os dias 8 e 11. Com as dez mil assinaturas em mãos, disse que pretende convencer os governos dos países da Europa e os EUA a adotar uma política para os estrangeiros semelhantes à brasileira.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.